Indígenas recebem noções de consumo por meio de projeto do curso de Direito
Estudantes indígenas da etnia xerente receberam noções de consumo e das relações deles com os comerciantes das cidades de Tocantínia e Miracema no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix-Warã), na reserva indígena Xerente. A ação fez parte de um projeto da disciplina de Seminários Interdisciplinares II, do curso de Direito (Câmpus de Palmas), e foi desenvolvida por estudantes orientados pela professora Graziela Reis. Segundo o acadêmico Silvio Jaca, foi interessante notar como os indígenas tem uma cultura mais de ouvir que de falar. "Eles ficaram muito atentos às orientações dos representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tocantinense.
Participaram da palestra os estudantes Rogério Srône Xerente, Silvio Marinho Jaca, Felipe Tkibumrã e Ismael Barros Paiva. A abertura do evento, ocorrido na última sexta-feira (19) foi feita por Rogério Xerente, na língua nativa. As orientações foram repassadas pelo diretor de Ensino para o Consumo do Procon, José Santana, e pela advogada, também do Procon, Liliane de Moura Borges.
Segundo Jaca, a palestra foi idealizada para ser realizada no ambiente indígena com o objetivo de esclarecê-los e conscientizá-los sobre seus direitos e deveres como consumidores e também como comerciantes, vez que eles também vendem peças de artesanato. Os acadêmicos relataram que há casos em que os indígenas são lesados por desconhecimento das regras consumeristas e até com a retenção de cartões bancários e senhas por parte de comerciantes das cidades.
Confira, na galeria abaixo, algumas imagens das palestras desenvolvidas no Centro de Ensino Médio
Outras ações na disciplina
A disciplina Seminários Interdisciplinares, cuja titular é a professora Cristiane Roque de Almeida, vem desenvolvendo - por meio dos acadêmicos, orientados por docentes do curso de Direito - palestras em escolas públicas de Palmas sobre vários assuntos que envolvem Direitos e Deveres. Confira, abaixo, outras matérias em que foram desenvolvidas ações em escolas públicas da Capital, por grupos de estudantes na mesma disciplina.
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