DTI convoca usuários para recadastramento e abre prazo para desativar e-mails não vinculados
Cerca de 300 contas de e-mail institucional cadastradas na Universidade Federal do Tocantins deverão ser desativadas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) no próximo mês. A lista inclui contas departamentais e individuais (pessoais) cujos proprietários não foram localizados por meio de vínculo nos cadastros do Sistema de Informações Educacionais (SIE). Cada usuário pode consultar se sua conta encontra-se na lista sob risco de suspensão por meio do sistema de verificação disponível aqui.
Para impedir que as contas sejam bloqueadas, os usuários devem acessar o Sistema de Login Unificado (SLU) até o dia 16 de maio e realizar o recadastramento. No caso de proprietários de contas departamentais (setores, projetos, cursos, programas etc.), estes devem procurar a Central de Serviços da DTI para realizar a atualização.
As contas incluídas na lista cujos proprietários não realizarem estes procedimentos até o prazo estabelecido serão desativadas no dia 17. Com isso, os usuários ficarão impedidos de acessar o e-mail e também todos os sistemas da UFT com estes logins.
A DTI esclarece que as contas não serão excluídas, mas depois só poderão ser reativadas mediante solicitação direta dos usuários às Secretarias Acadêmicas, no caso dos alunos, ou à Progedep e às Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus, no caso dos servidores.
Com a medida de suspensão a DTI pretende identificar os proprietários dessas contas e impedir que pessoas que por ventura não estejam mais vinculadas à Universidade continuem a ter acesso aos sistemas da Instituição.
Os usuários com risco de bloqueio também estão sendo notificados pelo próprio e-mail.
Outros casos - Mesmo os usuários de contas que não estiverem sob risco de bloqueio devem manter seus dados atualizados no SLU. Essa é uma medida de segurança, que permite a recuperação de senha e também possibilita o ingresso em novos sistemas desenvolvidos pela DTI, como o sistema de Agenda e o sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU).
Redes Sociais