Cartilha sobre economia solidária evidencia perspectiva de emancipação social
“Lutar pela Economia Solidária é buscar uma nova forma de se viver e conviver, cujo fundamento são as relações sociais baseadas na solidariedade, cooperação e autodeterminação coletiva...”, assim é aberta a introdução da cartilha sobre desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário, a ser lançada dia 11 de março, sábado, a partir das 15h, no auditório da Comsaúde, Porto Nacional.
O evento terá início às 15h com a oficina “Metodologia de organicidade socioprodutiva” e, às 16h30, ocorrerá o lançamento da publicação. “Raios de Sol” é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Economia Solidária (Nesol) da Universidade Federal do Tocantins.
Segundo Édi Benini, professor da UFT e articulador geral do Projeto Raios de Sol, a publicação da cartilha "Conhecendo o projeto estruturante Raios de Sol" representa o esforço coletivo de criação e desenvolvimento de uma metodologia de organicidade socioprodutiva, que por sua vez estrutura uma perspectiva inédita e alternativa de desenvolvimento para a emancipação social, denominada de “desenvolvimento orgânico-solidário autogestionário.”
Benini destaca também que nesse horizonte de ações, busca-se criar condições gerais para a implementação de um primeiro protótipo, na forma de uma espécie de comunidade intencional de trabalhadores livremente e organicamente associados.
“Em meio a tantas angústias e dúvidas quanto ao nosso futuro, devida a reiteradas crises em distintos campos da nossa vida, essa cartilha se apresenta, sobretudo, como um convite à superação, um chamado de luta, um salvo-conduto à criatividade, tendo em essência o propósito de estimular, pessoas e comunidades, a buscarem caminhos mais consistentes para a sua, a nossa, emancipação social, indo além da subordinação estéril do status quo”, conclui Benine.
O coordenador do Centro de Formação e Assessoria Técnica em Economia Solidária – Amazônia II (Cefes), Joran Oliveira Barros Júnior, comenta que a economia solidária é uma estratégia de desenvolvimento que se pauta pelos princípios da cooperação e autogestão, e sublinha: “Assim, o Projeto Raios de Sol, que preconiza o desenvolvimento de um sistema orgânico, solidário e sustentável, onde vamos nos apropriando das estruturas produtivas e reprodutivas sociais e econômicas que podem dar sustentação a uma comunidade, a uma cidade, a um país ou por que não ao planeta, é sem dúvida um conteúdo que deve ser difundido, estudado e experimentado.”
Parcerias
Membro do Conselho Gestor do Projeto, Luciana Pereira de Souza, enfatiza que “este é um projeto inovador pois trata de confluir e concentrar um conjunto de estratégias, iniciativas e esforços num mesmo espaço territorial, de forma que permita o começo do empoderamento socioprodutivo, aglutinando, integrando, emancipando vários atores num núcleo territorial de integração solidária.”
Ressalta também que a Comsaúde é uma das instituições de apoio à Economia solidária que integra o grupo gestor do projeto, dando visibilidade e buscando parceiros nacionais e internacionais. “Acreditamos que o projeto Raios de Sol trata de uma forma de desenvolvimento baseada na Produção colaborativa como força estruturante”, conclui Luciana.
Dia 03 de março, houve pré-lançamento da Cartilha na Plenária Estadual de Economia Solidária, na cidade de Silvanópolis/TO.
O evento de lançamento da cartilha, na Consaúde, Porto Nacional, é aberto à comunidade em geral. Após o lançamento, haverá distribuição gratuita da publicação.
Ressalta-se, ainda, que esse projeto conta com a parceria da Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Brasil, coletivo que atua em formato de rede, promovendo diálogo intersetorial pautado nos Direitos Humanos e na Agenda 2030.
Contatos
Informações adicionais, contactar: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Para obter a versão em pdf da cartilha, clique aqui.
Redes Sociais