Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais recebe inscrições até o dia 10
Estão abertas até esta sexta-feira (10) as inscrições para o primeiro processo seletivo do mestrado acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sediado no Câmpus de Araguaína, o programa de pós-graduação stricto sensu oferece dez vagas para ingresso em abril de 2017. Os detalhes e procedimentos da seleção constam no edital nº 001/2016.
A seleção será realizada em quatro etapas de avaliação - prova de suficiência de leitura em língua estrangeira, prova teórica, arguição do pré-projeto de pesquisa e análise de currículo. Do total de vagas, duas são destinadas ao sistema de cotas de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
O Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) engloba projetos em duas linhas de pesquisa - Desenvolvimento e Tecnologias Sociais, e Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais. O objetivo é desenvolver estudos interdisciplinares sobre populações vulneráveis urbanas e rurais da Região Norte do país, a partir de suas demandas e interesses, a fim de compreender as dinâmicas regionais e os processos de exclusão nas suas diversas perspectivas: social, geográfica, econômica, psicológica, educativa, lingüística etc.
Assim, o programa se propõe a debater os fatores geradores de exclusão social e tem como meta estudos sobre trabalho e suas contradições, conflitos dos recursos naturais, exploração espacial, econômica, social e emocional, lutas e movimentos sociais, bem como pesquisas que visem à construção de tecnologias sociais que favoreçam a sustentabilidade, novos arranjos produtivos e formas alternativas de organização do trabalho, de gestão e de técnicas de extensão rural.
A homologação das inscrições no processo seletivo deve ser divulgada a partir do dia 14 de fevereiro, e o resultado final está previsto para 24 de março.
Mais informações no edital, pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou pelos telefones (63) 3416-5601 e (63) 3416-5602.
Redes Sociais