Cursos a distância da UFT comemoram 10 anos de existência
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou, neste ano de 2016, dez anos de implantação e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das 106 instituições públicas de ensino superior que estão integradas ao sistema. A UFT, desde o início da UAB, oferta cursos a distância, com a formação, até o momento, de mais de 100 profissionais.
Na UFT, a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) é o setor da UFT vinculado à UAB e oferece, atualmente, cinco cursos de graduação, sendo quatro de licenciatura: Ciências Biológicas, Química Física e Matemática; e o bacharelado em Administração Pública. Além destes, a UFT por meio da DTE oferece os cursos de especialização lato sensu em Gestão Pública, Gestão Pública na Saúde e Gestão Pública Municipal.
De acordo com o diretor de Tecnologias Educacionais, Damião Rocha, e também coordenador da UAB na UFT, o sistema possui 1.130 alunos ativos, distribuídos em 15 polos de educação a distância de norte a sul do Tocantins, abrangendo 22 municípios. “A importância desses cursos de graduação a distância é que os polos estão localizados em cidades menores, onde não há faculdades de ensino superior, além disso há o benefício financeiro que o sistema UAB leva para essa cidades e o valor pedagógico da EAD”, ressalta.
Perfil dos alunos
O perfil dos alunos de educação a distância é bem específico. Segundo Damião são geralmente adultos, alguns já estão no mercado de trabalho, mas ainda não possuem uma graduação superior. É o caso de Cristiane Rodrigues, 29, que começou o curso de Administração Pública no ano passado por influência de um amigo. “O curso mudou minha vida, me transformei em uma pessoa mais focada, centrada, com vontade e garra de ir atrás de objetivos maiores,” explica.
UAB - 10 anos
Em comemoração aos 10 anos da UAB, o professor Damião foi até Brasília-DF, onde ocorreu a comemoração da implantação da UAB no Brasil. O Professor conta que, na ocasião, ocorreu um diálogo com o Governo Federal/Capes para saber sobre a continuidade da Universidade Aberta. “Foi nos dito que a UAB terá um apoio integral e que o projeto vai continuar, apesar das dificuldades financeiras, pois o Sistema UAB tem uma contribuição imensa para o Brasil,” completa.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Atualmente, a UAB no Brasil possui 106 universidades integradas,130 mil alunos ativos e mais de 160 mil alunos formados.
Redes Sociais