Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
A Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação é um desdobramento da Governança Corporativa, está entendida como um conjunto de boas práticas organizacionais que visam à transparência e eficácia na forma com que a organização é dirigida e monitorada.
No âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação, a governança objetiva garantir que os investimentos e processos de tecnologia estejam alinhados às estratégias de negócio da organização e contribuam para que esta alcance os resultados a que se propõe.
Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação está refletida nos espaços institucionais relacionados à Tecnologia da Informação e às suas características de composição, funcionamento e relacionamento.
Nesse contexto, a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFT é exercida por três agentes: o Comitê de Governança Digital (CGD), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e os Núcleos de Tecnologia da Informação (NTIs).
O CGD tem esfera de ação institucional, sendo responsável pela definição das políticas orientadoras para os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade e discussão das demandas originadas de qualquer setor.
O CGD tem composição formada pelos gestores vinculados ao Comitê de Governança Institucional. Sua existência e ação garantem a destinação de recursos e projetos de TIC observado o interesse da organização acadêmica em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão, vindo a TIC um meio para viabilizar as atividades das áreas finalísticas em um contexto de Educação 4.0, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional.
A STI possui atuação em nível estratégico e tático, definindo políticas e diretrizes no campo da TIC para as unidades administrativas e pedagógicas da Reitoria e Câmpus Universitários de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. A STI provê apoio técnico especializado ao Comitê de Governança Digital e aos Núcleos de Tecnologia da Informação. É constituída por profissionais de áreas tecnológicas como Telecomunicações, Redes, Banco de Dados, Desenvolvimento dentre outras, além de alguns servidores com formação em Gestão.
Os NTIs têm uma atuação em nível operacional junto aos câmpus em que se situam, executando projetos de TIC conforme as políticas e diretrizes. Cada NTI tem uma subordinação administrativa à direção de seu câmpus, porém uma vinculação técnica com a STI.
Redes Sociais