Dados Gerais sobre o Curso
Local: |
Câmpus de Arraias |
Formação: |
Licenciado |
Criação: |
Resolução/Codir/nº 018/94 de 14/10/1994 – DOE de 19/20/1994, p. 2153. |
Autorização: |
Decreto Estadual nº 788 de 08/06/1999 - DOE de 08/06/1999, p. 16129. |
Reconhecimento: |
Decreto Estadual nº 788 de 08/06/1999 - DOE de 08/06/1999, p. 16129. |
Renovação de Reconhecimento: |
- Decreto Estadual nº 1.783 de 16/06/2003;
- Portaria MEC nº 238 de 30/06/2011-DOU de 01/07/2011, S.1, p. 12;
- Portaria MEC nº 123, de 09/07/2012-DOU de 10/07/2012, S.1, p. 86 e 87.
|
Objetivos do curso
Formar professores de Matemática para atuarem na Educação Básica, com conhecimentos técnico-científicos articulando a Ciência Matemática, a Educação e a Educação Matemática; com visão de seu papel social, comprometidos com a produção dos saberes matemáticos historicamente construídos pela humanidade e com o processo de ensino e aprendizagem; capazes de refletir sobre sua prática, de modo a desenvolverem estratégias de ensino que promovam a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos.
Perfil e campo de atuação do profissional formado em Matemática
De acordo com o Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, desejam-se as seguintes características para o Licenciado em Matemática:
- visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Para além do que preconiza o Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, o licenciado em Matemática pela UFT/Arraias poderá:
- Atuar como professor na Educação Básica (segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos);
- Dominar os conceitos e saberes matemáticos historicamente construídos;
- Conhecer os modos de produção da Ciência Matemática;
- Ser questionador, reflexivo e comprometido com o processo de ensino e aprendizagem;
- Pesquisar sobre as temáticas relacionadas à sua formação;
- Possuir familiaridade sobre metodologias e uso de materiais didáticos no processo de ensino, aprendizagem e avaliação;
- Ser capaz de se inserir em diversas realidades com sensibilidade e conhecimentos para mediar as aprendizagens dos educandos;
- Incorporar o uso de tecnologias de informação e comunicação em sua ação como docente;
- Avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma contínua.
- Continuar seus estudos em cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação;
- Ter consciência de seu papel como ser humano, cidadão e profissional para o desenvolvimento social e cultural.
A Matemática é uma das Ciências cujas disciplinas compõem o currículo de muitos cursos de nível superior, que formam bacharéis e licenciados, bem como de cursos de Pós-Graduação. No Curso de Licenciatura em Matemática formam-se professores para atuar na Educação Básica: segundo segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Educação Especial, no desenvolvimento de pesquisas, em movimentos sociais, ONG‟s, entre outros. Para tanto, a organização curricular nesse curso deve garantir, aos acadêmicos, os conhecimentos de conteúdos da Ciência Matemática; de Metodologias de Ensino; das implicações psicológicas, históricas, filosóficas, sociológicas e tecnológicas na atuação docente; e da ética profissional.
Redes Sociais