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Representação da Subjetividade da Renascença ao Século XX

Coordenador: Carlos Roberto Ludwig
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2017

Resumo: 
Esse projeto de pesquisa estuda a representação da subjetividade e das questões de gênero no drama e na poesia de Shakespeare e em outros autores da Renascença ao século XIX. Esse projeto faz um recorte específico das relações entre pensamento e subjetividade como um problema central e latente em Shakespeare, em seus contemporâneos e suas ressonâncias até o século XX. Por meio de uma sólida pesquisa bibliográfica e interpretativa, será investigada a relação entre subjetividade, pensamento e interioridade, bem como figurações de gênero dentre os autores escolhidos pelo pesquisador ou pelos orientandos. A incapacidade de ser perceber o interior leva a um conjunto de silenciamentos e não-ditos no texto, o que leva a intensificação das tensões inerentes às obras. Para tanto, serão utilizados os pressupostos de Kathrine Maus, Inwardness and Theater in the English Renaissance (1995) e de Colin McGinn em sua obra Shakespeare’s Philosophy: Discovering the Meaning behind the Plays (2007), nas quais se discute as dissensões entre interioridade e subjetividade na Renascença inglesa e na obra dos principais poetas e dramaturgos do período como Shakespeare, Marlowe e Spencer. Será adotada a obra The Romantic Moods: Paranoia, Trauma and Melancholy, de Thomas Pfau (2005), na qual o autor discute o surgimento da subjetividade, que, de certa forma, surgiu como um desdobramento da noção de interioridade. Serão analisados de que modo os autores minam o texto literária com não-ditos e silenciamentos, acentuando as tensões trágicas e psicológicas da peça, como da incapacidade de perceber as diferenças entre interioridade e aparência. O projeto analisará as peças e a poesia de Shakespeare e os romances de Jane Austen e Virginia Woolf, para estabelecer relações entre os dois períodos e verificar a permanência da noção de interioridade e subjetividade na literatura dessas épocas. Também serão utilizadas leituras da Psicanálise e dos Estudos de Gênero para abordar as obras, de acordo com suas temáticas. 

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