Letramento Científico do Professor no Mestrado Profissional em Letras
Coordenador: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2017
Resumo:
Esta proposta de pesquisa se insere na área de estudos de formação continuada de professores, situada no campo indisciplinar de investigações científicas da Linguística Aplicada (LA). Para caracterizar o desenvolvimento do letramento científico de professores da educação básica, matriculados no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), (1) mapearemos percursos de investigação científica apresentados em dissertações do ProfLetras; e (2) descreveremos representações dos próprios professores da escola básica e de outros atores sociais vinculados ao espaço escolar e ao universitário envolvidos nas pesquisas apresentadas em dissertações do ProfLetras. Esta investigação é caracterizada como uma pesquisa documental, pois algumas dissertações produzidas no referido mestrado profissional serão selecionadas como documentos de pesquisa. Utilizaremos simultaneamente as abordagens qualitativa e quantitativa em duas principais etapas investigativas, correspondentes, respectivamente, ao mapeamento e à microanálise linguística mencionados. Considerando a atitude investigativa indisciplinar assumida, a fundamentação teórica abrangerá literaturas científicas sobre estudos do letramento, formação do professor, história da ciência, sustentabilidade, dentre outras. Com os resultados a serem produzidos, pretendemos apresentar encaminhamentos para o fortalecimento (1) do letramento científico na formação continuada de professores em cursos de mestrado profissional e, inclusive, (2) dos estudos sobre formação do professor desenvolvidos na LA.
Redes Sociais