Docentes
DOCENTES PERMANENTES
ALOISIO FREITAS CHAGAS JUNIOR
Bolsista de produtividade do CNPq – Nível 2. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1997), mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi, nos cursos de Graduação em Agronomia e Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado) e Produção Vegetal (Mestrado e Doutorado). Atualmente coordena o Laboratório de Agromicrobiologia Aplicada da UFT Campus de Gurupi.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
ANDRE FERREIRA DOS SANTOS
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2000) Doutor e Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura - Planejamento do Uso do Solo, Estudo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). É professor Adjunto do curso de Engenharia Florestal e de Agronomia e Professor do curso de Mestrado em Ciências Florestais e Ambiental da Universidade Federal do Tocantins - Campus Gurupi-TO.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
ANTONIO CARLOS BATISTA
Bolsista de produtividade do CNPq – Nível 2. Possui graduação (1979), mestrado (1984) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Proteção Florestal e Meteorologia e Climatologia florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e combate a incêndios florestais, comportamento do fogo, efeitos do fogo, queimas controladas, microclima, clima urbano e interface urbano-rural (WUI). É professor orientador do programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Tocantins.
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Departamento de Ciências Florestais
AUGUSTUS CAESER FRANKE PORTELLA
Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal -BIONORTE. Atualmente sou Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT e pertenço ao quadro de professores convidado dos cursos de Pós-graduação, Mestrado em Biotecnologia e permanente no curso de Mestrado em Floresta e Meio Ambiente.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
CRISTIANO MORAES
Engenheiro Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Mestre em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências de Botucatu (2007). Doutor em Ciência Florestal pela Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu (2013). Professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais da UFT, Campus de Gurupi - TO. Pesquisador da área de Melhoramento Genético Florestal.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
GIL RODRIGUES DOS SANTOS
Bolsista de produtividade do CNPq – Nível 1C. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor Associado IV, da Universidade Federal do Tocantins.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
MARCOS VINICIUS GIONGO ALVES
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado em Engenharia Florestal (Manejo Florestal) pela Universidade Federal do Paraná (2006), doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (2010), doutorado em Ambiente e Território pela Università degli Studi del Molise (UNIMOL) - Itália. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
PAULO HENRIQUE MULLER DA SILVA
Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Recursos Florestais pela USP, pós-doutorado pela UNESP e USP (2015- 2018). Coordenador do Programa de Melhoramento Florestal do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Tem experiência na área Florestal, com ênfase na coordenação de projetos cooperativos, atuando principalmente na área de melhoramento clássico de eucalipto, sendo um dos responsáveis pela condução do programa de melhoramento que conta com mais de 20 espécies. O programa de melhoramento cooperativo do instituto, conta com 14 empresas do setor florestal e mais de 10 instituições de pesquisa do Brasil e exterior. Editor chefe da revista Scientia Forestalis, Professor Credenciado nos programas de pós-graduação em Ciência Florestal da FCA-UNESP e em Recursos florestais pela ESALQ-USP. Professor Substituto na graduação FCA-UNESP nas disciplinas Métodos de Melhoramento de Plantas; e Melhoramento de Espécies Florestais em 2018. Bolsista produtividade CNPq (PQ2).
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
PRISCILA BEZERRA DE SOUZA
Graduada em Ciências Biológicas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mestre e Doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Docente da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Biologia EAD e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
RENATO DE ALMEIDA SARMENTO
Bolsista de produtividade do CNPq – Nível 1D. Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Tocantins-UNITINS (2001), Mestrado e Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2003/2007). Recebeu pela CAPES, Menção Honrosa no concurso nacional Prêmio Capes de Teses (2007). Concluiu o segundo Doutorado (PhD) em Population Biology pela University of Amsterdam, Holanda. Foi pesquisador no Instituto para a Biodiversidade e Dinâmica de Ecossistemas (IBED), na University of Amsterdam, Holanda (2005-2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal-UFT. Coordena um grupo de pesquisa internacional entre o Departamento de Biologia (Debio) da Universidade de Aveiro, Aveiro-Portugal e os Programas de Pós-graduação em Produção Vegetal-UFT (Mestrado e Doutorado - CONCEITO 05 CAPES), e Ciências Florestais e Ambientais-UFT (Mestrado).
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
RENISSON NEPONUCENO DE ARAUJO FILHO
Possui graduação em Engenharia Florestal (2009), Mestrado em Agroecossistemas (2012) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialização em Docência no Ensino Superior (2011) pela Faculdade de Sergipe (FASE), Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), com período sanduíche em Texas A&M University - USA e Pós Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
RUBENS RIBEIRO DA SILVA
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins (1999), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2001), Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atua como professor pesquisador da Universidade Federal do Tocantins nos cursos de Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal em Engenharia Florestal e Doutorado em Produção Vegetal.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
DOCENTES COLABORADORES
MARIA CRISTINA BUENO COELHO
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria na área de concentração em manejo de florestas(1996) e Doutorado em Ciências florestais com área de concentração em Manejo florestal pela Universidade de Brasília- UnB com parte sanduíche pela CAPES no Centro Agronômico Tropical de Investigación y Ensenãnza (CATIE) na Costa Rica. Foi professora do Centro Universitário Luterano de Palmas (período de 1998-2008) do IESPEN (Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional) e foi professora da Faculdades São Marcos. Foi coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no período de 2009-2012. Membro do conselho diretor do campus de Gurupi (2016-2018). Membro do CBHSAST (Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza). Representante do Tocantins no FNCBH. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Federal do Tocantins do curso de Engenharia Florestal atuando nas áreas de conservação da natureza ,manejo florestal e recursos florestais.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
RAQUEL MARCHESAN
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado e Doutorado (2012 e 2016) em Engenharia Florestal com ênfase em Tecnologia e utilização de produtos florestais pela Universidade Federal do Paraná (2016). Foi Professora substituta na Universidade Estadual do Centro Oeste no curso de Engenharia Florestal atuando nas disciplinas de Tecnologia e utilização de produtos florestais e Operações Florestais. Atualmente é professora de magistério superior do Curso de Engenharia Florestal da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atua em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais nas áreas de Energia da Biomassa, Processamento mecânico da madeira, Mecânica da madeira e Painéis de madeira.
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Câmpus de Gurupi
Redes Sociais