Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software
As atividades desenvolvidas no Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES) estão relacionadas com as linhas de pesquisa em banco de dados, engenharia de software e sistemas de informação. O laboratório é voltado para o estudo, avaliação e definição de novas tecnologias aplicando as metodologias, técnicas, ferramentas e aplicações para a produção de tecnologias inovadoras para o desenvolvimento da ciência da computação.
Na área de banco de dados são pesquisadas as melhorias nos sistemas gerenciadores de bancos de dados, com foco na estrutura de armazenamento estruturado, semi-estruturado e não estruturado buscando eficiência na analise dos dados e informações para a produção de conhecimento, em especial, em aplicações que envolvem o uso de grandes volumes de dados no contexto da agricultura, educação, engenharia, indústria, meio ambiente e saúde a partir das tecnologias 4.0. As principais temáticas de trabalho são Big Data, NoSql, Business Intelligence, Data Warehouse, Indexação e Recuperação de Dados, Data Provenance, Dados Multimídia e Dados Geográficos.
Ná área de engenharia de engenharia de software são pesquisados os métodos e ferramentas para a especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos visando organização, produtividade e qualidade. As tecnologias e práticas desenvolvidas no laboratório englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software e qualidade de software. As principais temáticas de trabalho são Arquitetura de Software, Engenharia de Software Experimental, Interface Homem-Máquina, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informações Geográficas.
É importante destacar que as atividades são desenvolvidas no contexto das tecnologias sociais e assistivas, incorporando todo o produto, método, processo ou técnica criado para solucionar algum tipo de problema social, atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social. As atividades são nortadas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Redes Sociais