Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NUJOR > Membras e Membros
Início do conteúdo da página

Membras e Membros

Coordenação: 

Marluce Zacariotti
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015).

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, sociedade e meio ambiente, coordenadora da Pegadas - Agência de Conteúdos Jornalísticos (UFT); professora permanente e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT); coordenadora do Núcleo de Pesquisa, extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor) e vice-presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, comunicação, juventudes, assessoria de comunicação e de imprensa; jornalismo. 

Vice-Coordenação: 

Valquíria Guimarães 
Doutora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2015). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba (2004).

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenadora do curso de graduação em Jornalismo e vice-coordenadora do Nujor/UFT. Suas áreas de atuação são principalmente: rádio, comunicação, educação e cidadania.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lúcia Helena Mendes Pereira 
Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Sociologia e Antropologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal e revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil (2015). Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins, onde leciona as disciplinas de Ética e Legislação, Jornalismo Ambiental e Jornalismo Interpretativo, no curso de Comunicação Social, no âmbito da graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Sociologia e Filosofia da Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação ambiental, comunicação comunitária, ética e identidades culturais em contextos pós-coloniais. 

Maria de Fátima Caracristi
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais IESA pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação-política pública-comunidade; comunicação-educação-território; jornalismo-comunidade. 

Adriana Tigre
Professora Associada II da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Curso de Jornalismo desde 2005. Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP (1986); especialização em Comunicação para Educação; FAFIRE/CECOSNE(1989); Mestrado em Lingüística pela UFPE (1994). Doutorado em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem-IEL/UNICAMP (2008). Atua nas áreas de Telejornalismo, Crítica da Mídia e Teorias da Linguagem. Trabalha no ensino e na pesquisa com teorias sociais da mídia, da micro-sociologia e da linguagem relacionadas aos gêneros textuais multimodais, na perspectiva dialógica, de cunho socio-interacionista e com a Análise do Discurso, da escola francesa. Desenvolveu pesquisa sobre a relação mídia e cultura, estudando o redimensionamento das tradições indígenas da etnia Akwe-Xerente, na aldeia Porteira, do Tocantins. Finalizou, em dezembro de 2017, Pós-doutoramento, junto ao PPGCOM/UFJF, com pesquisa sobre a cobertura da temática Indígena na TVE-TO e a relação desta televisão pública com os Conselhos Indigenista Missionário (CIMI), CONPIT (Conselho de políticas públicas indígenas estaduais) e Conselho curador (televisivo). Desde 2018, cursa Serviço Social na UNOPAR. Tem formação indigenista e pesquisa políticas públicas indígenas. 

Ana Daisy Zagallo 
Doutora em Ciências do Ambiente (Universidade Federal do Tocantins-UFT), Mestra em Comunicação (Universidade de Marília-Unimar), Especialista em Turismo, Planejamento, Gestão e Marketing (Universidade Católica de Brasília-UCB) e graduada em Comunicação Social- Relações Públicas (Universidade Federal de Alagoas-UFAL). Experiência na área da comunicação e mobilização social em saúde, comunicação institucional e mercadológica. Pesquisa as representações sociais de ambiente, turismo, cultura e mídia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, câmpus Palmas. 

Carlos Franco
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor associado da Universidade Federal do Tocantins. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pós-produção audiovisual e pesquisa, atuando como fotógrafo, montador e documentarista. Também integra o Núcleo de Produção Digital Isabel Auller, da UFT.

Luana Nunes
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atua na mesma instituição como servidora técnica-administrativa. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, autando como jornalista e produtora. Atua nas frentes de gestão, planejamento, curadoria e criação de conteúdo multimídia.  

Fim do conteúdo da página