Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Araguaína  é composto de duas unidades. Uma localizada no centro da cidade (Cimba) e outra na zona rural do município (EMVZ). Na unidade Cimba temos sete cursos de licenciatura (História, Letras, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia), três cursos tecnológicos (Turismo, Cooperativismo e Logística), um curso de especialização em Segurança Pública, dois MBAs nas áreas de Gestão de Pessoas e Coaching e Gestão Empresarial, dois mestrados acadêmicos (Letras e Interdisciplinar), três mestrados profissionais (Letras, História e Física) e um doutorado em Letras. Na Escola de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) são ofertados os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Medicina (com previsão de início das aulas no segundo semestre de 2016), além de dois mestrados acadêmicos e um doutorado em Ciência Animal Tropical. Araguaína localiza-se à 368 km da capital, Palmas, e é uma das principais cidades do Estado do Tocantins, com uma população estimada em 150 mil habitantes.

Sobre o município

Os primeiros habitantes da região foram os índios Karajás que viviam do plantio das ricas terras da região e da pesca no rio Araguaia. Os primeiros colonizadores a chegar à região foram a família de João Batista da Silva, que se firmaram no local e fundaram um povoado denominado Livra-nos Deus, por causa da grande quantidade de índios e animais selvagens.

Em 1925, chegaram novas famílias para o povoado, que passou a se chamar Lontra. Os novos moradores construíram a Capela do Sagrado Coração de Jesus e todo ano no dia 24 de junho havia uma festa na cidade.

Em 08 de outubro de 1948, Lontra passou a pertencer ao Município de Filadélfia e passou a se chamar Povoado de Araguaína. Em 1953, Araguaína tornou-se distrito e se desmembrou de Filadélfia cinco anos depois. Em 14 de novembro de 1958, tornou-se município

Localizado na região Norte do Tocantins, a 350 km de Palmas, o município de Araguaína conta com aproximadamente 150 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2010.

Araguaína é chamada de a "Capital do Boi Gordo", uma vez que uma das principais fontes de renda é a criação de gado. Araguaína também é reconhecida como a "Capital Universitária do Tocantins", o que é justificado pelo grande fluxo de estudantes no município.

Destaca-se na pecuária e como centro comercial dos municípios circunvizinhos. Na área tecnológica, são desenvolvidas pesquisas que contribuem com a área de produtividade animal e estudos sobre identidades locais.

Fim do conteúdo da página