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STI

Apresentação

Apresentação

Bem-vindo!

Este é o espaço para você conhecer melhor a área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é a instância dentro da Universidade responsável por acompanhar, avaliar e implementar novas tecnologias nas áreas de telefonia, internet, redes de computadores, bancos de dados, sistemas de gestão, manutenção de equipamentos de TI, suporte ao usuário e controles de acesso.

Além disso, a STI atua como Grupo de Compras de bens e serviços de TI instruindo os respectivos processos nas modalidades licitatórias previstas em lei.

Outra área de atuação da STI é o planejamento estratégico e operacional em matéria de TI através do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti) e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Estes dois documentos visam garantir que os investimentos em tecnologia da Universidade estejam alinhados com os objetivos institucionais definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A STI conta com uma equipe com pouco mais de 30 profissionais. Aqui você conhecerá um pouco do que fazemos.

Além disso, na seção Documentos você encontra o Plano Estratégico de TI (Peti), Plano Diretor de TI (PDTI) que trata das ações táticas e operacionais da área contendo necessidades, metas e ações.

Também disponibilizamos o Relatório de Gestão com informações de investimentos feitos, atendimentos realizados e muito mais.

Entre, a casa é sua!

Comitê de Governança Digital

O Comitê de Governança Digital (CGD) é um colegiado vinculado à Reitoria com funções deliberativas sobre matérias relacionadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em especial para implementar as ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

O CGD é formado pelos representantes das unidades administrativas de nível estratégico, conforme a portaria nº 238/2022, os quais contam com o suporte dos especialistas da Superintendência de Tecnologia da Informação, os quais tratam os assuntos relevantes ao desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação da UFT, cuja composição é formada pelos servidores:

  • Luis Eduardo Bovolato - Reitor (Reitoria)
  • Marcelo Leineker Costa - Vice-Reitor (Vice-Reitoria)
  • Eduardo José Cezari - Pró-Reitor de Graduação (Prograd)
  • Maria Santana Milhomem - Pró-Reitora de Extensão (Proex)
  • Raphael Sanzio Pimenta - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq)
  • Kherlley Caxias Batista Barbosa - Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (Proest)
  • Jaasiel Nascimento Lima - Pró-Reitor de Administração e Finanças (Proad)
  • Eduardo Andrea Lemus Erasmo - Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação (Proap)
  • Vania Maria de Araújo Passos - Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep)
  • Ary Henrique Morais de Oliveira - Superintendente de Tecnologia da Informação (STI)

 

O CGD é um comitê integrado ao Comitê de Governança Institucional (CGI). O CGI nomeado pela Portaria GAB/UFT nº 404 de 04 de maio de 2022, está estabelecido no Plano Institucional de Governança da UFT, conforme a Resolução CONSUNI nº 009, de 21 de agosto de 2019, e tem a finalidade de promover a cultura institucional para a Governança, aliado aos princípios da ética pública, com respeito às regras de Transparência e Economicidade da Administração Pública, desenvolvendo atividades e dando suporte na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

São competências específicas do CGD elaborar os seguintes documentos institucionais:

  • Política de Governança de Tecnologia da Informação (PGTI);
  • Política de Segurança da Informação (PSI);
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti);
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC);
  • Plano de Transformação Digital (PTD);
  • Plano de Contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação (PCTIC); e
  • Plano de Dados Abertos (PDA).

 

Comitê de Segurança da Informação

O Comitê de Segurança da Informação (CSI) é o órgão colegiado consultivo e propositivo que tem a finalidade de colaborar com o Comitê de Governança Digital e coordenar a Equipe de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação para o desenvolvimento das políticas e ações da Universidade Federal do Tocantins na área de Segurança da Informação.

Compete ao Comitê de Segurança da Informação: 

  1. Assessorar na implementação das ações de segurança da informação e comunicações na Universidade Federal do Tocantins;
  2. Constituir grupos de trabalho para tratar de temas e propor soluções específicas sobre segurança da informação e comunicações;
  3. Propor Normas e Procedimentos internos relativos à segurança da informação e comunicações, em conformidade com as legislações existentes sobre o tema.
  4. Sugerir ações visando ao alinhamento do plano de desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação com o planejamento estratégico da instituição em todos os níveis administrativos;
  5. Apresentar sugestões e críticas com a finalidade de alinhar as áreas de negócio e todas as áreas envolvidas na disponibilização da infraestrutura tecnológica dos órgãos incluindo as áreas de informática, de logística, de contratação, entre outras, no âmbito da Segurança da Informação;
  6. Uniformizar as políticas de Segurança da Informação da Universidade Federal do Tocantins;
  7. Elaborar o Política de Segurança da Informação e Comunicações e sua respectiva atualização;
  8. Elaborar o Plano de Tratamento dos Riscos, Plano de Recuperação de Negócios, Plano de Gerenciamento de Incidentes e o Plano de Continuidade de Negócios dentro do Programa de Gestão da Continuidade de Negócios além da sua respectiva atualização;
  9. Analisar as necessidades em relação a Segurança da Informação dos câmpus, bem como da Reitoria;
  10. Apresentar a sua percepção ao Comitê de Governança Digital quanto às ações estruturantes e de controle para a plena implantação de estratégias de Segurança da Informação no âmbito de toda a instituição;
  11. Analisar e emitir parecer sobre as propostas encaminhadas à comissão pela autoridade máxima de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  12. Apreciar e emitir parecer sobre os relatórios das atividades desenvolvidas;
  13. Subsidiar o Comitê de Governança Digital no tocante às políticas de sua área de atuação;

Membros técnicos:

Item Nome Cargo Função Unidade
1 Aislan Max Gomes Coelho Analista de Tecnologia da Informação - PROTIC / UFT
2 Jefferson Victor Araujo Analista de Tecnologia da Informação - PROTIC / UFT
3 Marluzio da Silva Leite Analista de Tecnologia da Informação - PROTIC / UFT


Membros gestores:

Item Nome Cargo Função Unidade
1 Marcelo Leineker Costa Professor do Ensino Superior Vice Reitor Vice-Reitoria
2 Ary Henrique Morais de Oliveira Professor do Ensino Superior Pró-Reitor PROTIC / UFT
3 Michelle Matilde Semiguem Lima Trombini Duarte Assistente em Administração Pró-Reitora Progedep / UFT
4 Carlos Alberto Moreira de Araújo Júnior Administrador Pró-Reitor Proad / UFT
5 Glauco Batista de Sousa Analista de Tecnologia da Informação Coordenador de Segurança da Informação PROTIC / UFT

 

Comunidade universitária terá acesso a ferramentas em nuvem da Microsoft

Usuários devem fazer atualização cadastral no SLU até dia 1º de maio de 2022

Contatos

Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco IV, sala 125 | Palmas/TO | 77001-090

 

Telefone (Geral/Recepção): (63) 3229-4034
E-mail (Geral): Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Pró-reitor: Ary Henrique Morais de Oliveira
Contatos: (63) 3229-4034 | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Central de Serviços e Atendimento
Responsável: Keitiane Ribeiro
Contatos: (63) 3229-4034 | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Comitê de Governança Digital
Secretária Executiva: Ediane Dias
Contatos: (63) 3229-4197| Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Diretoria da Infraestrutura Tecnológica
Diretora: 
Olívia Tozzi Bittencourt
E-mail: 
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. 

Coordenação de Segurança da Informação
Coordenador: Glauco Batista de Sousa
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

 

Diretoria de Soluções Digitais
Diretor: 
Werley Texeira Reinaido

Coordenação de Sistemas para Educação
Coordenadora:Anna Paula de Sousa Parente Rodrigues
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. 

Coordenação de Sistemas para Gestão
Coordenador:Samuel Barbosa Costa da Silva
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Desenvolvimento de Software

Coordenação de Desenvolvimento de Software

São atribuições da Coordenação de Desenvolvimento de Software: planejar, coordenar e controlar a execução das atividades e projetos ligados aos sistemas de informação; desenvolver e manter o Portal da UFT (em parceria com a Sucom); estruturar, operacionalizar e administrar bancos de dados.

Principais serviços oferecidos:

  1. Análise e Consultoria em Projetos de Software;
  2. Desenvolvimento de Sistemas web;
  3. Desenvolvimento de integrações administrativas e acadêmicas;
  4. Desenvolvimento de páginas web*;

* Para solicitação de criação e atualização de páginas internas/sites ("minihomes") no Portal UFT de setores acadêmicos e administrativos da Universidade (cursos, câmpus, núcleos, programas, projetos etc.) entre em contato com a Superintendência de Comunicação (Sucom) pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Governança

Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação

A Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação é um desdobramento da Governança Corporativa, está entendida como um conjunto de boas práticas organizacionais que visam à transparência e eficácia na forma com que a organização é dirigida e monitorada.

No âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação, a governança objetiva garantir que os investimentos e processos de tecnologia estejam alinhados às estratégias de negócio da organização e contribuam para que esta alcance os resultados a que se propõe.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação está refletida nos espaços institucionais relacionados à Tecnologia da Informação e às suas características de composição, funcionamento e relacionamento.

Nesse contexto, a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFT é exercida por três agentes: o Comitê de Governança Digital (CGD), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e os Núcleos de Tecnologia da Informação (NTIs).

O CGD tem esfera de ação institucional, sendo responsável pela definição das políticas orientadoras para os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade e discussão das demandas originadas de qualquer setor.

O CGD tem composição formada pelos gestores vinculados ao Comitê de Governança Institucional. Sua existência e ação garantem a destinação de recursos e projetos de TIC observado o interesse da organização acadêmica em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão, vindo a TIC um meio para viabilizar as atividades das áreas finalísticas em um contexto de Educação 4.0, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional.

A STI possui atuação em nível estratégico e tático, definindo políticas e diretrizes no campo da TIC para as unidades administrativas e pedagógicas da Reitoria e Câmpus Universitários de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. A STI provê apoio técnico especializado ao Comitê de Governança Digital e aos Núcleos de Tecnologia da Informação. É constituída por profissionais de áreas tecnológicas como Telecomunicações, Redes, Banco de Dados, Desenvolvimento dentre outras, além de alguns servidores com formação em Gestão.

Os NTIs têm uma atuação em nível operacional junto aos câmpus em que se situam, executando projetos de TIC conforme as políticas e diretrizes. Cada NTI tem uma subordinação administrativa à direção de seu câmpus, porém uma vinculação técnica com a STI.

Grupo de Compras

Grupo de Compras de TI

O Núcleo Administrativo de TI é o setor responsável por efetuar aquisição de bens e serviços de TI, porém o processo de aquisição inicia-se com ações do requisitante.

Os itens principais de TI adquiridos pela STI são:

  • Computadores e seus periféricos
  • Notebooks
  • Tablets
  • Memórias portáteis
  • Ativos de rede (Gbic, switchaccess point)
  • Cabeamentos diversos
  • Software
  • Aparelhos de telefone e VoIP
  • Lousa interativa
  • Projetores multimídia

É preciso dizer que o planejamento é ferramenta indispensável para gestores e docentes já que a DTI não possui materiais em estoque e o processo de compra público pode demandar tempo e, por vezes, nem mesmo ser possível de se concluir.

 

Entendendo a compra pública

Aquisições por órgãos públicos observam estritamente leis, decretos e instruções normativas.

Há basicamente três opções utilizadas pela STI para viabilizar compras: Sistema de Registro de Preço (SRP), Carona e Licitação própria.

 

Sistema de Registro de Preço (SRP)

O Registro de Preço é uma licitação onde não há a obrigação da UFT adquirir os bens/serviços. Os preços e condições vencedores são registrados em documentos chamados Atas de Registro de Preço.

Tanto pode a Universidade realizar seu próprio Registro de Preço, quanto pode aderir a outro Registro a ser realizado por outro órgão público federal através de uma Intenção de Registro de Preço - IRP. Nesse caso, a UFT participa desde a origem do processo de Registro de Preço. A Ata resultante têm validade de 1 ano, período no qual pode-se adquirir no todo ou em parte o que foi licitado. É a forma mais recomendada para adquirir produtos de TI.

Para fazer uso dessa modalidade é indispensável que o requisitante, com antecedência, informe (e-mail ou impresso) à STI aquilo que pretende adquirir em futuro próximo. Não é necessária disponibilidade orçamentária para se fazer uma IRP, porém o requisitante somente poderá iniciar o processo efetivo de compra na oportunidade em que tiver o recurso disponível.

 

Carona

Excepcionalmente, a STI pode solicitar uma adesão tardia em um Registro de Preço já realizado por outro órgão público federal, o que se chama Carona. Neste caso fica a critério deste órgão e do fornecedor aceitar ou não a solicitação da STI.

A duração de processo é variável (máximo de 120 dias para receber o produto, contado da entrega da SMS na caixa do Núcleo Administrativo de TI) porque depende de respostas do órgão e do fornecedor e pode, inclusive, frustrar a compra com a negativa ao pedido de Carona. Nesta modalidade, a UFT não é detentora da Ata de Registro de Preços. Assim, tem prazo de 90 dias para emitir empenho no Siafi, contados da autorização da adesão.

 

Licitação Própria

Ocorre quando não há disponibilidade do item desejado no SRP. Neste caso o requisitante precisa fornecer informação detalhada e técnica suficiente para a construção de um Termo de Referência, participando, inclusive, de sua elaboração e apoio durante o procedimento licitatório.

Esta é a forma mais demorada para se fazer uma aquisição, mas única possível quando não há disponibilidade do produto em Atas de Registro de Preço, ou quando a aquisição ou contratação não puder se dar por SRP.

 

Como proceder

O primeiro passo é verificar se a UFT possui o produto desejado em alguma Ata de Registro de Preço. Para isso acesse a intranet, vá em Licitações e consulte a lista de Registro de Preço. Se o item estiver registrado a aquisição será feita de modo mais ágil.

Se o produto desejado não estiver registrado pela UFT consulte o Catálogo de Produtos, também na intranet. Este Catálogo lista, quase exclusivamente, os bens anteriormente registrados pela Universidade, com descrição e classificação da despesa e, em muitos casos, o último preço pago pela UFT.

Processos de compras na Universidade somente podem ocorrer com item constante no Catálogo de Produtos. Se o bem desejado não constar no Catálogo, entre em Contato com o Almoxarifado Central, na Reitoria, ramal 8059, e solicite uma inclusão.

O processo administrativo de compra se inicia através do sistema SIE. Usa-se Solicitação de Empenho SIE se houver o produto registrado pela Universidade.

Quando o demandante não encontrar na intranet o produto que necessita já registrado pela UFT, deve então criar uma SMS, de natureza Registro de Preço.

Eventualmente, na impossibilidade de Registrar o produto através de uma IRP, por questões como quantidade, a DTI comunicará o requisitante para substituir a SMS por uma de natureza Empenho, a fim de que se possa tentar efetivar a compra, alternativamente, através de uma Carona.

 

É bom saber que:

Para as demandas de projetos, exceto os descentralizados, a SMS ou Solicitação de Empenho SIE deve ser gerada pelo Administrador de cada câmpus e aprovada pela UG – Proext. É imprescindível que o Professor (responsável pelo projeto) tenha tido contato prévio com o Gerente de Projetos, na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em Palmas, para orientação nos procedimentos;

Os responsáveis por projetos descentralizados deverão verificar questões sobre seus recursos na Pró-Reitoria de Administração (Proad);

Projetos de pesquisa normalmente estão vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq);

Para as aquisições não vinculadas a projetos o solicitante deve contatar o responsável pela Unidade Gestora;

 

Usando o SIE para iniciar um processo de compra

Ao entrar na intranet acesse a área do SIE, depois vá em Manuais e Videoaulas e confira os pequenos vídeos que demonstram como usar o sistema para realizar compras.

Se ainda precisar de ajuda contate a Coordenação de Sistemas de Gestão, no ramal 8520.

 

Tramitação do seu pedido de compra

O requisitante deve acompanhar a tramitação de todo o processo, o qual passará por diversos setores da Universidade. Isso pode ser feito pelo SIE ou através da intranet, no campo de pesquisa informando-se o número da SMS ou do processo.

É importante lembrar que a STI inicialmente solicitará autorização orçamentária e financeira para efetivar a aquisição, que será concedida pela Proad em se tratando de compras com recursos descentralizados, ou Proap se for com recursos do orçamento da UFT.

Sem as autorizações nenhum procedimento para a aquisição será feito pela STI.

Na SMS, o requisitante deve informar no campo “Justificativa” a origem dos recursos.

Intranet

Intranet

A Intranet da UFT é uma ampla plataforma que concentra diversos serviços de interesse da comunidade universitária, nas categorias abaixo. Acesse agora em http://www.intranet.uft.edu.br.

Serviços

  • Avaliação de Desempenho
  • Avaliação Institucional
  • Calendário
  • Classificados
  • CPA Avaliações Disciplinas/Professor
  • Licitações Contrato/Registro de Preço
  • Lista de Ramais
  • Meus Processos
  • Moodle/EaD
  • Perfil
  • Remoção Interna
  • Solicitação de Serviços
  • Sou UFT
  • Wiki

 

Desenvolvimento Humano

  • Circulares, memorandos e outros
  • Saúde do Servidor
  • Servidores

 

Boletim Interno

 

Portfólio

  • Acadêmico
  • Eventos
  • Links Externos
  • Pesquisa e Extensão
  • Portais UFT

 

SIE

  • Bens Patrimoniais
  • Catálogo de Produtos
  • Chefias
  • Consulta Processo
  • Consulta SMS
  • Manuais e Acessos
  • Pesquisa Biblioteca
  • Projetos
  • Termo de Referência

Missão, Visão, Valores e Objetivos

Missão e Visão

A TI da UFT deve prover e manter infraestrutura (ex.: equipamentos, ativos, redes) suficiente para viabilizar o provimento de Serviços de TI (ex.: site, SIE, virtualização, storage) à comunidade universitária. Essa prestação inclui a capacitação e suporte ao usuário no uso desses serviços.

A TI deve, ainda, sob orientação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), gerir e administrar os serviços prestados, com indicadores próprios do setor, além de gerenciar seus recursos materiais e humanos disponibilizados pela UFT.

Valores
  • Ética
  • Comprometimento
  • Colaboração
  • Foco no cumprimento da Missão Institucional
  • Confiança
  • Excelência em TI
  • Pró-atividade
Objetivos Estratégicos

Núcleo Administrativo de TI

Núcleo Administrativo de TI

O Núcleo Administrativo de TI é o setor responsável pelas funções administrativas da STI, notadamente, a fiscalização de contratos e suporte gerencial e jurídico à Diretoria e órgãos de TI. Devido à dinâmica própria da área de Tecnologia este setor propicia à STI agilidade no acompanhamento das normativas internas e externas, e respectivas adequações de processos, quando necessário. Tem como objetivo, ainda, o conhecimento dos processos inerentes à área de TI, sua sistematização e aperfeiçoamento. 

Principais serviços oferecidos:
  • Assessoria jurídico­-administrativa aos órgãos de TI da UFT (ex.: STI, Comitê Gestor de TI).;
  • Fomentar e gerenciar a elaboração do plano de compras da STI;
  • Apoiar a fiscalização de contratos de TI firmados pela UFT;
  • Assessoria jurídico­-administrativa aos órgãos de TI da UFT (ex.: STI, Comitê Gestor de TI).;
  • Emitir Extrato Anual de Despesas de TI para matriz de orçamento;
  • Lançar no Siasg e acompanhar o pagamento de nota fiscal de bens e serviços de TI;
  • Manter arquivo de faturas;
  • Elaborar Relatórios de Gestão;
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