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Siepe 2021 - Prograd

Apresentação

O VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) é um evento integrado da Universidade Federal do Tocantins coordenado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Trata-se de uma iniciativa que conta com subeventos relacionados a cada elemento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. O Siepe tem por objetivo promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Coordenado pela Prograd, dentro do Siepe ocorrerá o X Seminário de Programas Especiais em Educação. No ano de 2021, o Siepe trabalhará com o tema “O estímulo a inovação pedagógica para o desenvolvimento de uma Educação 4.0”. Este seminário contará com 03 (três) subeventos, o X Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); III Seminário Institucional de Residência Pedagógica (PRP) e o VII InterPet. O evento traz a oportunidade para apresentação dos resultados e experiências dos programas de formação acadêmica, de forma concomitante com diversas palestras, minicursos e mesas-redondas.

De forma similar ao evento ocorrido em 2020, o VIII Siepe ocorrerá, este ano (em função da pandemia da Covid-19) totalmente virtual (online) e integrará a programação da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On), sendo realizado entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021. O Siepe terá as inscrições para os subeventos e a submissão de trabalhos durante os meses de setembro e outubro de 2021, tendo a previsão é de que o número de participantes dos programas no evento alcance um público acima de mil pessoas.

A Sicteg On, Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – On Line, é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI). A atividade se efetiva a partir da Integração entre governo, Academia e empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac e Senai.

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi (Instituto Federal do Tocantins/IFTO, Universidade Federal do Tocantins/UFT, Universidade de Gurupi/Unirg). No ano de 2021, redimensionado, pelo Covid-19, o evento será 100% online, mas acolhido pela liderança institucional do Instituto Federal do Tocantins na 7ª edição, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

 

Tema

O tema do Siepe/Ensino/Graduação será “O estímulo a inovação pedagógica para o desenvolvimento de uma Educação 4.0”, vindo a complementar o tema geral da Sicteg On, alinhado à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) com a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

 

Objetivo

Promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas, oportunizando a apresentação dos resultados e experiências dos programas de formação acadêmica.

 

Público-alvo

Está prevista a participação de acadêmicos, professores e o público externo que tenham interesse em debater as características dos cursos de graduação e projetos especiais em educação nas diferentes modalidades, presencial e ensino à distância, e nos diversos formatos, sejam eles os bacharelados, licenciaturas e as tecnologias com vistas à inovação pedagógica e a educação 4.0.

 

Data de realização

As atividades previstas para o evento serão executadas nas datas de 20/10/2021 a 22/10/2021 contando com o apoio de tecnologia da informação e comunicação para a realização.

 

Resultados esperados

A concepção dos programas especiais em educação visa fomentar iniciativas pedagógicas que tragam sucesso na aprendizagem dos alunos, de forma mensurável por meio de produtos, serviços e indicadores de desempenho, de forma a possibilitar um melhor monitoramento, controle e avaliação dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos empregados nas ações. Nesse sentido, o Siepe torna-se uma excelente oportunidade para apresentação dos resultados esperados a partir do desenvolvimento dos projetos especiais em educação durante o período de execução previsto.

Destacam-se como resultados esperados:

  • Desenvolver e apresentar trabalhos técnico-científicos na forma de artigos, capítulos de livro e livros detalhando a experiência realizada nos programas internos e externos da UFT;
  • Apresentar as atividades de ensino inovadoras desenvolvidas no âmbito dos programas especiais em educação para a academia e sociedade em geral;
  • Gerar conteúdo multimídia na forma de objetos virtuais para submissão ao Repositório Institucional para acesso aberto pela comunidade;
  • Apresentar os resultados obtidos no evento integrado de ensino, extensão e pesquisa a instituição.
  • Associar os resultados dos programas, projetos e evento associando com o Plano Anual de Trabalho, por meio do Sistema Naus e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS).
  • Criar portal para divulgação das ações do Siepe para fins de acesso a apresentação dos resultados dos programas especiais em educação.
  • Aproximar a instituição à comunidade para apresentar o resultado das ações diversas realizadas no campo do ensino, pesquisa e extensão e o impacto ambiental, cultura, educacional, econômico, político, social e tecnológico gerado.

Comitê Técnico Científico

O evento contará com três comitês científicos, para os eventos relacionados ao Programa de Educação Tutorial, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica. A composição dos comitês científicos é mostrada nas tabelas a seguir:

 

X Seminário de Programas Especiais em Educação

Curso

Câmpus

Nome

Ciências Econômicas

Palmas

Aline de Oliveira Nasche

Pedagogia

Arraias

Aline Fagner de Carvalho e Costa

Pedagogia

Miracema

Brigitte Ursula Stach Haertel

Ciências Sociais

Porto Nacional

Bruna de Oliveira

Agronomia

Gurupi

Carmes Ana da Rosa Batistella

Geografia

Porto Nacional

Daniel Mallmann Vallerius

Letras

Porto Nacional

Daniella Corcioli Azevedo Rocha

Química Ambiental

Gurupi

Douglas Henrique Pereira

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Gurupi

Elainy Cristina Alves Martins Oliveira

Letras-Libras

Porto Nacional

Felipe de Almeida Coura

História

Porto Nacional

George Leonardo Seabra Coelho

Engenharia Elétrica

Palmas

Gisele Souza Parmezzani Marinho

Engenharia de Alimentos

Palmas

Guilherme Benko de Siqueira

Teatro

Palmas

Heitor Martins Oliveira

Relações Internacionais

Porto Nacional

Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda

Engenharia Ambiental

Palmas

Joelson de Araújo Delfino

Filosofia

Palmas

José Soares das Chagas

Enfermagem

Palmas

Juliana Bastoni da Silva

Administração

Palmas

Kleber Abreu Sousa

Pedagogia

Arraias

Luciana Pereira de Sousa

Engenharia Civil

Palmas

Marcus Vinicius Ribeiro e Souza

Jornalismo

Palmas

Maria de Fatima de Albuquerque Caracristi

Engenharia Civil

Palmas

Maria Dilma de Lima

Jornalismo

Palmas

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti

Medicina

Palmas

Michelle de Jesus Pantoja Filgueira

Psicologia

Miracema

Ruhena Kelber Abrão Ferreira

Educação do Campo

Arraias

Sebastião Silva Soares

Engenharia Elétrica

Palmas

Stefani Carolline Leal de Freitas

Ciência da Computação

Palmas

Tanilson Dias dos Santos

Arquitetura e Urbanismo

Palmas

Thiago Henrique Omena

Ciências Biológicas

Porto Nacional

Thiago Nilton Alves Pereira

Matemática

Arraias

Thiago Rodrigues Cavalcante

Turismo Patrimonial e Sócioambiental

Arraias

Valdirene Gomes dos Santos de Jesus

Educação Física

Miracema

Vitor Antonio Cerignoni Coelho

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Curso

Câmpus

Nome

Pedagogia

Tocantinópolis

Fabiola Andrade Pereira

Pedagogia

Arraias

Helena Quirino Porto Aires

Pedagogia

Palmas

Dilsilene Maria Ayres de Santana

Pedagogia

Miracema

Layanna Giordana Bernardo Lima

Educação Física

Tocantinópolis

Leandro Ferraz

Língua Portuguesa

Porto Nacional

Adriana Carvalho Capuchinho

Língua Portuguesa

Araguaína

Ana Claudia Castiglioni

Física

Araguaína

Jaime Jose Zanolla

Biologia

Araguaína

Alessandro Tomaz Barbosa

Biologia

Porto Nacional

Carla Simone Seibert

Educação do Campo

Arraias

Suze da Silva Sales

Matemática

Araguaína

Douglas Silva Fonseca

Química

Araguaína

Verenna Barbosa Gomes

Geografia

Porto Nacional

Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini

Geografia

Araguaína

Roberto Antero da Silva

História

Araguaína

Dimas Jose Batista

História

Porto Nacional

Regina Célia Padovan

 

Programa de Educação Tutorial (PET)

Câmpus

Curso

Nome

Araguaina

Saberes Indígenas

Elisangela Aparecida Pereira de Melo

Palmas

Engenharia Elétrica

Kathy Camila Cardozo Osinski Senhorini

Palmas

Pedagogia

Rosilene Lagares

Porto Nacional

Indígena

André Demarchi

Palmas

Engenharia De Alimentos

Abraham Zuninga

Araguaina

Zootecnia

Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva

Palmas

Engenharia Ambiental

Juan Carlos Valdés Serra

Palmas

Ciências Econômicas

Nilton Marques

Araguaina

Ciências Naturais

Wagner Dos Santos Mariano

 

Programa Residência Pedagógica (RP)

Área/Curso

Câmpus

Nome

Pedagogia

Miracema

Ana Corina Machado Spada

Geografia

Araguaína

Antonia Marcia Duarte Queiroz

Biologia

Araguaína

Domenica Palomaris Mariano de Souza

Pedagogia

Palmas

José Carlos da Silveira Freire

Química

Araguaína

Josilãna Silva Nogueira

Biologia

Porto Nacional

Mac David da Silva Pinto

Geografia

Porto Nacional

Marcileia Oliveira Bispo

Física

Araguaína

Pamella Goncalves Barreto

Filosofia

Palmas

Paulo Sergio Gomes Soares

Pedagogia

Arraias

Rosimeire Aparecida Rodrigues

Língua Portuguesa

Porto Nacional

Rubra Pereira de Araujo

Educação Física

Miracema

Ruhena Kelber Abrao Ferreira

Língua Portuguesa

Araguaína

Vilma Nunes da Silva Fonseca

Física

Araguaína

Érica Cupertino Gomes

 

Contatos

Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

Endereço: Quadra 109 Norte,
Av. NS 15, ALCNO-14, Bloco BALA I,
sala XX. Plano diretor Norte,
CEP 77001-090, Palmas, Tocantins

E-mails: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Telefones: (63) 3229-4032; (63) 3229-4271

Responsáveis: Werley Teixeira Reinaldo e Joyce Duailibe Laignier Barbosa Santos

Equipe gestora

Eduardo José Cezari

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9080401095275240

Professor do Ensino Superior/Biólogo

Pró-Reitor de Graduação

Doutor em Educação e Ciência Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso; Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação; Graduado em Biologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas.

 

Ary Henrique Morais de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2481552882893652

Professor do Ensino Superior / Analista em Tecnologia da Informação

Diretor de Políticas e Programas Especiais em Educação

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense; Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas.

 

Werley Teixeira Reinaldo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2318717737815196

Analista em Tecnologia da Informação

Coordenador de Programas Especiais em Educação

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins; Especialista em MBA em Gestão de Projetos Governamentais pela Fundação Universidade do Tocantins; Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas.

 

Carolina Machado Rocha Busch Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3672475581126777

Professora do Ensino Superior / Geógrafa

Coordenadora de Desenvolvimento e Regulação da Graduação

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo; Mestre pela Universidade do Estado de São Paulo; Graduada pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Joyce Duailibe Laignier Barbosa Santos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8487935631368681

Tecnóloga Gestora Pública

Mestra em Ensino em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Cândido Mendes; Especialista em Gestão Pública de Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade de Araraquara; Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins; Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas; Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Tocantins.

 

Érica Cupertino Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6231268526492864

Professora do Ensino Superior/Física

Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica; Possui Licenciatura e Bacharelado em Física, Mestrado e Doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase Análise de Segurança. É docente da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Licenciatura em Física e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFT / Câmpus  de Araguaína. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de física e física nuclear. É líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Física certificado pela UFT.

 

Regina Célia Padovan

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7785933812953260

Professora do Ensino Superior / História

Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Possui Licenciatura e Bacharelado em História, Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É docente da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Licenciatura em História e do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, Câmpus de Porto Nacional. Tem experiência na área do ensino de História. Atua principalmente nos seguintes temas: história e historiografia da educação, escolarização e metodologias, com enfoque para memórias, representações e cultura escolar; práticas educativas e formação docente. É líder do Grupo de Pesquisa Arquivo e Cultura Escolar.

Inscrição e Submissão de Trabalhos

Prazo para inscrição

O prazo para as inscrições de participação nos eventos está previsto para as datas de 01/09/2021 até 18/10/2021.

 

Prazo para submissão de trabalhos

O prazo para a submissão de trabalhos ao evento será de 01/09/2021 até 08/10/2021, sendo necessário o registro das seguintes informações:

  • Nome Completo
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Registro Geral (RG)
  • Matrícula
  • Câmpus
  • Curso de Graduação e/ou programa vinculado

Os trabalhos deverão ser submetidos na plataforma da equipe do Sicteg On. Os trabalhos serão avaliados pelo comitê científico entre os dias 01/10/2021 e 11/10/2021, vindo o resultado a ser divulgado no dia 12/10/2021. Os trabalhos selecionados passarão por adaptação ao modelo de apresentação remota síncrona ou assíncrona. As datas e horários de apresentação dos trabalhos serão definidas na tabela da programação do evento até o dia 19/10/2021.

 

Programação

A Prograd participará do Siepe/UFT, integrado com 7ª Sicteg On, sendo responsável pelos eventos que envolvem os Programas Especiais em Educação. Dessa forma, a programação do evento deve ser organizada em atividades síncronas e assíncronas classificadas em eixos dos programas em educação:

  • Sicteg On – Siepe – Ensino – PET
  • Sicteg On – Siepe – Ensino – Pibid
  • Sicteg On – Siepe – Ensino – RP
  • Sicteg On – Siepe – Ensino – Spee – Piip

 As atividades principais do evento do Siepe devem ter o suporte da equipe de acessibilidade da UFT para a realização da tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Programação

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Tema do Evento: A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planeta

Data:21 e 22 de outubro de 2021 – quinta e sexta

Atividades: O seminário institucional de 2021, devido ao contexto da pandemia, ocorrerá de forma remota, via plataforma disponibilizada pelo Sigtec On, na proposição de atividades que contemplam: uma palestra de abertura e uma palestra de encerramento; realização de mesas redondas, compostas pelos professores Coordenadores de Área dos diferentes núcleos/cursos e campus da universidade; salas de comunicações individuais orais com os Supervisores das diversas escolas, modalidades de ensino e áreas curriculares; e fóruns de discussão com vídeos elaborados pelo conjunto de alunos pibidianos sobre as atividades e ações pedagógicas realizadas no âmbito dos núcleos.

  • Palestra de abertura: Apresentação de um tema atual e importante ao cenário recente de ensino remoto. Essa palestra será importante para os pibidianos, os professores da rede básica de educação e os licenciandos da instituição.
  • Comunicações Orais: Apresentação de experiências exitosas realizadas nas escolas-campo. Os supervisores poderão compartilhar experiências e reflexões com outros professores da rede básica de educação e com os futuros professores, os licenciandos que participam e que não participam do projeto.
  • Rodas de conversa: promover o diálogo e o levantamento de questionamentos acerca das experiências formativas do Pibid no contexto da pandemia.
  • Apresentações de trabalhos dos alunos por meio de vídeos e fórum de discussão: Visa promover o diálogo entre os pibidianos e os licenciandos da instituição, a demonstração de experiências no âmbito do programa na modalidade remota à sociedade e fomentar a reflexão da prática pedagógica no ensino remoto no contexto da pandemia.
  • Palestra de encerramento: Visa refletir e discutir sobre as mudanças nas diretrizes nacionais para formação inicial de professores para educação básica, aprovadas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação. Essa palestra será importante para toda a comunidade acadêmica envolvida em cursos de licenciatura e também para a rede de educação básica.

 

Data:21/10/2021 – Matutino – Pibid e RP

  • Abertura: Palestra sobre Educação 4.0 ou Inovação Pedagógica (RP e Pibid)

Tempo: 40 minutos/apresentação – 20 minutos/discussão

Convidados: Magnífico Reitor Luis Eduardo Bovolato; Pró-Reitor de Graduação Eduardo Cezari

Execução: 01 sala virtual síncrona (realizar gravação).

Data:21/10/2021 – Matutino – 09h30 – 12h

  • Comunicações Orais: Submissão de resumo expandido com cinco (5) páginas, adotando o template do evento.

Tempo: 15 minutos/apresentação – 10 minutos/discussões – Total de 25 minutos).

Palestrantes:Preceptores e supervisores (professores da rede básica das escolas-campos). Escopo:Relato de experiências formativas do Pibid no contexto da pandemia e Relato de experiências formativas da Residência Pedagógica no contexto da pandemia.

Execução: 04 salas simultâneas de apresentação síncronas (realizar gravação).

Data:21/10/2021 –Vespertino – 14h – 18h

  • Comunicações Orais: Submissão de resumo expandido – Máximo de cinco (5) páginas – Adotando o template do evento)

Tempo: 15 minutos / apresentação – 10minutos / discussões – Total de 25 minutos).

Palestrantes:Professores Supervisores (professores da rede básica das escolas-campos).

Escopo:Relato de experiências formativas do Pibid no contexto da pandemia

Execução: quatro (4) salas simultâneas de apresentação síncronas (realizar gravação).

 Data:22/10/2021 – Matutino – 08h – 12h

  • Fórum com os alunos pibidianos
  • Apresentações de trabalhos:os alunos produzirão vídeos e participarão do fórum de discussão.

Escopo:apresentação do relato de experiência com a mostra de materiais produzidos com o tempo de 5 a 10 minutos para cada trabalho.

Execução:envio de resumo expandido – máximo de 5 páginas – utilizando o template do evento.

Escopo: apresentação do relato de experiência com a mostra de materiais produzidos com o tempo de 5 a 10 minutos para cada trabalho.

Execução:envio de resumo expandido – máximo de cinco (5) páginas – utilizando o template do evento.

 

Data:22/10/2021 – Vespertino – 14h – 18h

  • Rodas de conversa: coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (professores da UFT).
  • Escopo: 01 roda de conversa: Pedagogia (1 CA); Biologia (1 CA) e Educação Física (1 CA); Geografia (1 CA);
  • 01 roda de conversa - Pedagogia (1CA) Física (1 CA), e matemática (1 CA) Língua Portuguesa (1 CA);
  • 01 roda de conversa - Pedagogia (1CA) Geografia (1 CA) e História (1 CA) Biologia (1 CA);
  • 01 roda de conversa- Pedagogia (1CA) Lic Educação do Campo (1 CA)) Química (1 CA) Língua Portuguesa (1 CA
  • Execução:04 rodas de conversa interdisciplinares com os coordenadores de área do PIBID

Data:22/10/2021 – Noturno – 18h – 19h - Pibid/RP

  • Palestra de Encerramento:Dos pilares a mediação de saberes: reflexões sobre as diretrizes de formação de professores– 40 min para apresentação e 20 min discussão.

 

Programação Pibid

Data

Horário

Atividade

21/out

8h30 - 9h30

40 min de apresentação e 20 de discussão

Palestra de abertura RP e Pibid

9h40 - 12h

Comunicações Orais - Supervisores

Almoço

14h -18h

Comunicações Orais - Supervisores

 

22/out

8h - 12h

Fórum com os pibidianos

Almoço

14h -17h25

Rodas de conversa - Coordenadores de Área

18h - 19h

Palestra encerramento

 

Comunicações Orais - Supervisores

21/out

9h35 - 10h

Apresentação 1

Biologia (6); Educação Física (3); Licenciatura Educação do Campo (3); Física (3); História (3); Química (3) *(n) quantidade máxima de trabalhos = 21

10h05 - 10h30

Apresentação 2

10h35 - 11h

Apresentação 3

11h05 - 11h30

Apresentação 4

11:35 - 12:00

Apresentação 5

Almoço

14h - 14h25

Apresentação 1

Geografia (6); Língua Portuguesa (6)
Pedagogia (12); Matemática (3)
*(n) quantidade máxima de trabalhos = 27

14h30 - 15h55

Apresentação 2

16h - 16h25

Apresentação 3

16h30 - 16h55

Apresentação 4

17h - 17h25

Apresentação 5

17h30 - 17h55

Apresentação 6

 

Rodas de conversa - Coordenadores de Área-Professores da UFT

22/out

14h - 14h55

Mediação: Pedagogia (1CA); Biologia (1 CA) e Educação Física (1 CA); Geografia (1 CA)

15h - 15h55

Mediação: Pedagogia (1CA) Física (1 CA), e Matemática (1 CA) Língua Portuguesa (1 CA)

16h - 16h55

Mediação: Pedagogia (1CA) Geografia (1 CA) e História (1 CA) Biologia (1 CA)

17h - 17h55

Mediação :Pedagogia (1CA) Lic Educação do Campo (1 CA)) Química (1 CA) Língua Portuguesa (1 CA)

 

 

Programa Institucional de Residência Pedagógica

Atividades:

  • Palestra de abertura: Apresentação de um tema atual e importante ao cenário recente de ensino remoto. Essa palestra será importante para os residentes, os professores da rede básica de educação e os licenciandos da instituição.
  • Rodas de conversas: promover o diálogo e o levantamento de questionamentos acerca das experiências formativas da Residência Pedagógica no contexto da pandemia.
  • Apresentações de trabalhos dos alunos por meio de vídeos e fórum de discussão: Visa promover o diálogo entre os residentes e os licenciandos da instituição, a demonstração de experiências no âmbito da Residência Pedagógica na modalidade remota à sociedade e fomentar a reflexão da prática pedagógica no ensino remoto no contexto da pandemia.
  • Palestra de encerramento: Visa refletir e discutir sobre as mudanças nas diretrizes nacionais para formação inicial de professores para educação básica, aprovadas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação. Essa palestra será importante para toda a comunidade acadêmica envolvida em cursos de licenciatura e para a rede de educação básica.

 

Programação

Data: 21/10/2021 – Matutino – Pibid e RP – 8h30 – 9h30

•    Abertura: Palestra sobre Educação 4.0
•    Palestrante: Anna Paula de Sousa Parente Rodrigues

o    Tempo: 40 minutos/apresentação – 20 minutos/discussão
o    Convidados: Magnífico Reitor Luis Eduardo Bovolato; Pró-Reitor de Graduação Eduardo Cezari
o    Execução: 01 sala virtual síncrona (realizar gravação).

Data: 21/10/2021 – Vespertino – 13h30 – 18h

▪    Rodas de conversa: preceptores do Programa Institucional de Residência Pedagógica (professores da educação básica).
▪    Escopo: 03 rodas de conversa:

o    01 roda de conversa: Física, Química e Biologia.
o    01 roda de conversa: Educação Física, Língua Portuguesa e Geografia.
o    01 roda de conversa: Filosofia, Pedagogia.

▪    Execução: 03 rodas de conversa da RP.

Data: 22/10/2021 – Matutino – 08h – 12h

▪    Rodas de Conversa: docentes orientadores (professores da UFT).
▪    Escopo:

o    01 roda de conversa: Física, Química e Biologia.
o    01 roda de conversa: Educação Física, Língua Portuguesa e Geografia.
o    01 roda de conversa: Filosofia e Pedagogia.

▪    Execução: 03 rodas de conversa da RP.

Data: 22/10/2021 – Vespertino – 14h -18h
▪    Apresentações de trabalhos dos residentes: os alunos produzirão vídeos e participarão do fórum de discussão.
▪    Escopo: apresentação do relato de experiência com a mostra de materiais produzidos com o tempo de 5 a 10 minutos para cada trabalho.
▪    Execução: envio de resumo expandido – máximo de 5 páginas – utilizando o template do evento.
▪    Quantidade de residentes: 244
▪    Os trabalhos serão realizados em grupos de até 5 residentes

Data: 22/10/2021 – Vespertino – 18h – 19h
▪    Palestra de Encerramento: Dos pilares a mediação de saberes: reflexões sobre as diretrizes de formação de professores – 40 min para apresentação e 20 min discussão.

 

Residência Pedagógica

Data

Horário

Atividade

21/out

8h30 - 9h30

Palestra de abertura

Programas RP e Pibid

40 minutos / apresentação e 20 minutos / discussão

Almoço

13h30

Rodas de Conversa – Preceptores

 

22/out

8h00 - 12h

Rodas de Conversa - Docentes Orientadores

Almoço

14h

Fórum com os Residentes

18h - 19h

Palestra encerramento

 

Rodas de conversas - Preceptores

21/out

13h30 – 15h

Física (3), Química (1) e Biologia (5)

10 min

Intervalo

15h10 – 16h40

Educação Física (2), Geografia (5), Língua Portuguesa (3)

10 min

Intervalo

16h50 – 17h50

Filosofia (3), Pedagogia (5)

 

Rodas de conversas - Docentes Orientadores

22/out

8h - 9h

Física (1 DO), Química (1 DO) e Biologia (2 DO)

9h10 - 10h10

Educação Física (1 DO), Língua Portuguesa (2 DO) e Geografia (2 DO)

10h10 – 10h20

Intervalo

10h20 - 11h20

Filosofia (1 DO) e Pedagogia (3 DO)

 

 

Programa de Educação Tutorial - PET

 

Data

Horário

Atividade

20/10

19h

Apresentação cultural

19h30

Abertura oficial

19h30 às 22h

Palestras

Título:O papel do interlocutor na instituição e no diálogo com o MEC

Palestrante:Nayara Mastub

Descrição: Apresentação dos aspectos legais da interlocução baseado nas Portarias do PET/MEC e no Manual de Orientações Básicas (MOB). O que é obrigatório, permitido e incentivado pelas legislações e diretrizes; quais as vantagens de se ter uma interlocução atuante e as dificuldades enfrentadas; relato de experiências na interlocução dos grupos PET da UFRA há 9 anos.

 

 

Título:Novas formas de trabalho na pandemia da Covid-19

Palestrante:Luiz Henrique Réus

Descrição: Abordar sobre como estão sendo desenvolvidos os trabalhos dos Grupos PET nesse momento de pandemia tão atípico, em que todes nós tivemos que nos reinventar das mais diversas maneiras; e discutir como está sendo esse momento de novas experiências.

Objetivo das palestras: Discutir assuntos pertinentes ao Programa e ao desenvolvimento das atividades dos Grupos PET.

Público-alvo: Tutores/as e petianos/as bolsistas, petianos/as não-bolsistas, alunos/as colaboradores/as dos cursos envolvidos e gestores/as da Prograd/UFT.

21/10

8h30 às 12h

Apresentações de trabalhos pelo grupo de PEtianos[1]

Título: Os Grupos PET UFT e UFNT e o desafio da indissociabilidade e do trabalho coletivo no Contexto da Pandemia/Covid-19

PET Engenharia de Alimentos (UFT)

PET Conexões de Saberes Indígenas (UFNT)

PET Pedagogia (UFT)

PET Zootecnia (UFNT)

PET Engenharia Ambiental (UFT)

PET Economia (UFT)

PET Indígena Conectando Conhecimentos (UFT)

PET Engenharia Elétrica (UFT)

PET Ciências Naturais (UFNT)

Objetivos: Socializar as atividades desenvolvidas pelos Grupos PET; Discutir sobre os objetivos do PET na universidade e na sociedade.

Metodologia: Cada Grupo terá 20 minutos para expor suas principais atividades; e, ao final das apresentações ou a critério dos tutores, haverá um debate coletivo.

Público-alvo: Tutores/as e petianos/as bolsistas, petianos/as não-bolsistas, alunos/as colaboradores/as dos cursos envolvidos e gestores/as da Prograd/UFT.

 

15h às 18h

Reunião dos/as professores/as Tutores/as

Objetivos: Discutir assuntos pertinentes ao Programa na UFT e UFNT; Discutir, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades dos Grupos PET; Levantar as necessidades dos Grupos; Definir propostas para discussão na Assembleia Geral.

Metodologia: Um/a tutor/a coordena a reunião e sistematiza as propostas, para discussão e deliberação na Assembleia Geral.

Público-alvo: Tutores/as. 

Reunião dos estudantes PETianos

Objetivos: Discutir assuntos pertinentes ao Programa na UFT e UFNT; Discutir, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades dos Grupos PET; Levantar as necessidades dos Grupos; Definir propostas para discussão na Assembleia Geral

Metodologia: Um/a petiano/a coordena a reunião e sistematiza as propostas, para discussão e deliberação na Assembleia Geral.

Público-alvo: petianos/as bolsistas, petianos/as não-bolsistas, alunos/as colaboradores/as dos cursos envolvidos.

19h

Jogos de interação online

Objetivos: Proporcionar aos participantes do evento um momento de descontração e interação, estimulando um ambiente de competição, mas, ao mesmo tempo, amigável e divertido, aliviando o stress e isolamento causados pela pandemia da Covid-19.

Motivação: O grupo PET Engenharia Elétrica já realizou 03 noites de jogos online, e a participação significativa, havendo solicitações de novas edições da atividade. A interação entre os diversos grupos se mostrou bastante positiva.

Público-alvo: Tutores/as e petianos/as bolsistas, não-bolsistas, alunos/as colaboradores/as dos cursos envolvidos e afins com os Grupos PET.

Metodologia: Inicialmente, serão escolhidos alguns jogos gratuitos online; definidos os aplicativos a serem usados para os jogos; criadas salas no Google Meet e grupos no WhatsApp; gerados links para downloads dos jogos e acesso às salas dos jogos; gerados vídeos explicativos de como participar dos mesmos. Poderão ser oferecidos prêmios aos vencedores de cada jogo.

 

22/10

8h às 12h

Assembleia Geral com PETianos/as e Tutores/as

Objetivos: Discutir assuntos pertinentes ao Programa na UFT e UFNT; Discutir, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades dos Grupos PET; Levantar as necessidades dos Grupos; Definir encaminhamentos para o NortePET.

Metodologia: Um/a tutor/a e um/a petiano/a apresentam as propostas retiradas das reuniões dos/as tutores/as e dos/as petianos/as, para debate e deliberação. 

Público-alvo: Tutores e petianos bolsistas, petianos não-bolsistas, alunos colaboradores dos cursos envolvidos e gestores da Prograd/UFT.

 

14h às 17h

Jogos de interação online (continuação)

Encerramento

 [1] Os alunos apresentam os trabalhos coletivamente, que são elaborados pelos Grupos sob a orientação dos respectivos Tutores.

 

Programa de Inovação Pedagógica (Piip)
  • Apresentações Orais:Apresentação dos projetos dos professores vinculados ao PIIP, que compartilharão suas experiências e reflexões com os participantes. Cada docente realizará uma apresentação de 15 minutos.

 

Data

Horário

Tema

Responsável

1

21/10/2021

08h

O Fascinante Mundo da Programação - Ciência da Computação

Humberto da Costa Frizzera

2

21/10/2021

08h15

Propostas metodológicas de ensino e aprendizagem docente e discente 

Thiago Henrique Omena

3

21/10/2021

08h30

Ceclla Ipel - Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes: Inovações Pedagógicas no Ensino de Línguas

Daniella Corcioli A. Rocha

4

21/10/2021

08h45

Anjos da Química

Douglas Henrique Pereira

5

21/10/2021

09h

Tecendo Instrumentos metodológicos de Inventário Turístico e Cultural para as Comunidades Quilombolas da Região Turística das Serras Gerais – Tocantins

Valdirene Gomes dos Santos de Jesus; Ana Claudia Macedo Sampaio; Filipe Vieira de Oliveira; Thamyris Carvalho de Andrade

6

21/10/2021

09h15

Laboratório de Mudança: Aprendizagem e Trabalho Coletivo

Luciana Pereira

7

21/10/2021

09h30

Implantação de campo experimental com hortaliça Ora-pro-nóbis objetivando inovação pedagógica

Carmes Ana da Rosa Batistella

Juliana Paggiaro

8

21/10/2021

09h45

O lixo em seu cotidiano:  uma abordagem de inovação pedagógica nas ciências biológicas

Thiago Nilton Alves Pereira

9

21/10/2021

10h

Laboratório Virtual Reescrita: práticas e contextos de leitura e escrita acadêmica

Sebastião Silva Soares

10

21/10/2021

10h15

Investigando as fake news de maneira dialógica

José Soares das Chagas

Paulo Sérgio Gomes Soares

11

21/10/2021

10h45

+Libras (Mais Libras) - Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Letras-Libras

Felipe de Almeida Coura

12

21/10/2021

11h

Da escuta à ação: caminhos para (re)pensar o ensinar e o aprender. PIP Jornalismo - Piapejor

Marluce Zacariotti

13

21/10/2021

11h15

CIPed: Comunidade de Inovação Pedagógica de Miracema

Brigitte Ursula Stach Haertel

14

21/10/2021

11h30

Inovação Pedagógica no Curso de Enfermagem: estudo, reflexão e colaboração para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade

Juliana Bastoni da Silva

15

21/10/2021

11h45

Entrelaçamentos entre saúde mental e o lazer dos estudantes do curso de Psicologia

Ruhena Kelber Abrão

16

21/10/2021

14h

Laboratório de Ciências Sociais & Educação - PIP - Lepecse da Pedagogia de Arraias

Aline Fagner de Carvalho e Costa

17

21/10/2021

14h15

Medicina Palmas

Michelle Filgueira

Claudio Araújo

18

21/10/2021

14h30

Da distância ao encontro (Teatro Palmas)

Heitor Martins Oliveira

19

21/10/2021

14h45

Desenvolvimento de conteúdo utilizando metodologias ativas de ensino em ambiente virtual de aprendizagem para aplicação no projeto de extensão: ensino de ferramentas matemáticas básicas aplicadas à Engenharia.

Gisele Souza  Parmezzani Marinho

20

21/10/2021

15h

Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica (Geografia - Porto Nacional)

Daniel Mallmann Vallerius

21

21/10/2021

15h15

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Gurupi)

Elainy Cristina Alves Martins Oliveira

22

21/10/2021

15h30

PIP Engenharia Civil - Acolher

Maria Dilma de Lima

23

21/10/2021

15h45

Práticas de Inovações Pedagógicas do Curso de Ciências Econômicas

Aline de Oliveira Nasche

24

21/10/2021

16h

Aula Parceria: Inovação na prática docente e no comportamento discente

Bruna de Oliveira

25

21/10/2021

16h15

Estratégias digitais para inovação didático-pedagógica nas monitorias acadêmicas do ciclo básico do curso de engenharia elétrica

Stefani Carolline Leal de Freitas

26

21/10/2021

16h30

Simulações em Relações Internacionais - SimulaRI

Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda

27

21/10/2021

16h45

Espaço Integra (Engenharia Civil)

Marcus Vinicius Ribeiro e Souza

28

21/10/2021

17h

Inovador - Palmas

Maria de Fátima de Albuquerque

29

21/10/2021

17h15

Estudos Avançados em Educação Física

Vitor Antonio Cerignoni Coelho

 

Programação Geral os Programas Especiais em Educação da UFT

Quarta Feira

20/10/2021

18h - 20h

Apresentação Cultural PET

20h - 22h

Palestra de Abertura PET

 

Quinta Feira

21/10/2021

08h - 10h

Palestra de abertura Pibid e Residência Pedagógica

Apresentação das atividades anuais dos Grupos PET

Apresentações orais Piip

10h - 12h

Comunicações Orais – Supervisores Pibid

Apresentação das atividades anuais dos Grupos PET

Apresentações orais Piip

12h - 14h

Intervalo de almoço

14h - 16h

Comunicações Orais – Supervisores Pibid

Rodas de Conversa – Preceptores RP

Reunião dos/as professores/as Tutores/as e estudantes do PET

Apresentações orais Piip

16h - 18h

Comunicações Orais – Supervisores Pibid

Rodas de Conversa – Preceptores

Reunião dos/as professores/as Tutores/as e estudantes do PET

Apresentações orais Piip

18h - 20h

Jogos de interação online do PET

 

Sexta Feira

22/10/2021

08h - 10h

Fórum com os estudantes do Pibid

Rodas de Conversa – Docentes Orientadores Residência Pedagógica

Assembleia Geral com tutores e estudantes do PET

10h - 12h

Fórum com os estudantes do Pibid

Rodas de Conversa – Docentes Orientadores Residência Pedagógica

Assembleia Geral com tutores e estudantes do PET

12h - 14h

Intervalo de almoço

14h - 16h

Rodas de Conversa – Coordenadores de Área Pibid

Fórum com os estudantes da Residência Pedagógica

Jogos de interação online do PET

16h - 18h

Rodas de Conversa – Coordenadores de Área Pibid

Fórum com os estudantes da Residência Pedagógica

Jogos de interação online do PET

18h - 20h

Palestra encerramento e Residência Pedagógica

 

Siepe 2021 - Prograd

VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) - Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Subeventos

O eixo de ensino do Siepe é realizado pela Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação (DPPEE) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Esse eixo é composto por três subeventos com objetivos, público, cronograma e atividades distintas dentro do escopo dos programas especiais em educação internos e externos da Universidade Federal do Tocantins. Cada evento busca atender as demandas de apresentação dos resultados dos programas associados à Prograd. Destaca-se que a instituição conta atualmente com seis programas especiais em educação, sendo quatro deles, Programa de Educação Tutorial (PET), PrPibid, RP e Parfor, associados a instituições externas, e dois, PMA e Piip, criados internamente pela Universidade Federal do Tocantins. Os subeventos e programas são mais bem detalhados nas seções a seguir.

 

X Seminário de Programas Especiais em Educação

Evento que incorpora os programas especiais em educação internos vigentes no ano, dentre os quais destacam-se Piip, Parfor e PMA. O objetivo do evento é apresentar os resultados das ações previstas pelos programas desenvolvidos a partir dos recursos empregados pela UFT. São proposta importantes de ações: reunião de debate sobre o PIIP; apresentação dos projetos de inovação pedagógica; Apresentação dos resultados parciais e análises dos programas internos pela DPPEE/Prograd

 

X Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desenvolvido no âmbito dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior. Tem como objetivos fomentar a iniciação à docência no incentivo da articulação entre teoria e prática através da integração entre a educação superior e as escolas públicas.

Na UFT o público que atua no programa é composto por professores e alunos bolsistas e voluntários oriundos dos cursos de licenciatura dos câmpus de Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Das escolas participam os professores supervisores como co-formadores dos licenciandos, que atuam nas diferentes modalidades de ensino e disciplinas do ensino fundamental e médio. Todos os participantes são selecionados em forma de editais, de acordo com as cotas e bolsas contemplados pela IES.

O Pibid/UFT tem como marco representativo a realização do seminário institucional. O evento representa um compromisso do projeto institucional da UFT e sinaliza um espaço de socialização das experiências formativas e resultados produzidos pelos dezesseis (16) núcleos de iniciação à docência, compostos por aproximadamente 380 alunos bolsistas, 90 alunos voluntários, 16 professores da universidade e 48 professores bolsistas das escolas participantes. O evento tem o objetivo de permitir a socialização e fomento de questões inerentes às experiências diversas relacionadas à formação inicial de professores e suas interlocuções com a educação básica, promovendo um diálogo que possa suscitar reflexões acerca das demandas de nossas escolas, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão.

 

III Seminário Institucional de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e pretende induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. É realizado em regime de colaboração entre a União, por meio da Capes, estados, Distrito Federal e municípios, por meio das secretarias de educação ou órgão equivalente, e as Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre os objetivos destacam-se: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, fortalecer e ampliando a relação entre a UFT e as escolas públicas de educação básica.

Na UFT, a equipe que atua no programa é composta por professores e alunos, bolsistas e voluntários vinculados à cursos de licenciatura dos campus: Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Existem parcerias com escolas da rede básica de educação e professores, de diferentes áreas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) que participam como perceptores. Os participantes são selecionados via editais e a equipe é composta por 240 residentes (alunos de licenciatura), 27 preceptores (professores da básica de educação), 24 docentes orientadores (professores da UFT/ licenciatura) e a coordenadora institucional (professora da UFT/ licenciatura).

O objetivo do III Seminário Institucional da Residência Pedagógica da UFT é a avaliação do programa e socialização de experiências vividas, bem como dos resultados, incluindo a exposição de materiais e produtos desenvolvidos no âmbito dos núcleos/subprojetos. O III Seminário visa a reflexão das práticas realizadas e saberes desenvolvidos, por parte dos participantes do projeto. Por fim, busca-se nesse evento a apresentação dos resultados exitosos à sociedade, refletindo na importância da formação docente e de projetos que visem promover a qualidade da educação.

 

VII InterPet

O Programa de Educação Tutorial (PET), com base na Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, publicada no D.O.U em 28/07/2010, é desenvolvido em grupos (de estudantes de graduação, sob a orientação de um/a professor/a tutor/a pertencente ao quadro permanente da instituição, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva) organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e pelo trabalho coletivo. Tem como objetivos desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos/as alunos/as de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e tem como objetivos promover a integração e articulação entre alunos/as e docentes participantes do Programa. Além disso, visa socializar as atividades desenvolvidas por esses Grupos, bem como possibilitar as discussões sobre os objetivos do PET na universidade e na sociedade. Ao final do evento, é realizada uma Assembleia Geral para discussão e deliberação de propostas a serem encaminhadas ao Encontro dos Grupos PET da Região Norte (NortePET). É importante ressaltar que o evento vem sendo realizado desde 2015 e se consolidou como um espaço democrático para debate dos assuntos pertinentes ao Programa. O público participante do InterPET são os integrantes do PET da UFT e UFNT, estudantes e tutores; e convidados.

XI Seminário de Programas Especiais em Educação terá início dia 17 de outubro

O prazo para as inscrições foi prorrogado até dia 15 de outubro

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