Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Porto Nacional

Alunos da Licenciatura em Geografia realizam aula de campo em Lajeado e Palmas

No último sábado, dia 27, os alunos da licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, tiveram a oportunidade de participar de uma enriquecedora aula de campo. A atividade, que faz parte das aulas práticas da disciplina Geografia do Turismo, ministrada pela professora dra. Rosane Balsan, teve como objetivo mostrar aos estudantes os projetos de desenvolvimento na área do turismo no Estado do Tocantins. Durante a aula campo, os alunos visitaram diversos pontos turísticos nas cidades de Lajeado e Palmas.

A primeira parada dos estudantes foi o Sítio Arqueológico Caititu, localizado em Lajeado. Nesse importante sítio arqueológico, os alunos puderam conhecer mais sobre a história e a cultura dos povos antigos que habitavam a região. A visita proporcionou uma imersão no passado, permitindo que os estudantes compreendessem a importância da preservação do patrimônio arqueológico.

Na visita ao sítio, contamos com a contribuição do arqueólogo Rômulo Macêdo Barreto de Negreiros, técnico do Iphan/Superintendência do estado do Tocantins, que nos apresentou informações valiosas sobre as pinturas. As pinturas ocupam um paredão rochoso com aproximadamente 50 metros de extensão e 6 metros de altura, e são compostas por mais de 1.500 grafismos. No entanto, não foram fornecidas informações sobre a idade do sítio arqueológico.

Além disso, o arqueólogo ressaltou a importância da passarela e das placas informativas implantadas pelo Iphan/Tocantins. Essas estruturas têm como objetivo orientar os visitantes e turistas durante a visita, proporcionando uma melhor compreensão e apreciação do sítio.

Em seguida, os alunos se dirigiram à Praia do Segredo, também em Lajeado. Nesse local, tiveram a oportunidade de observar uma das riquezas naturais do Tocantins e compreender a relação entre o turismo e o meio ambiente. A paisagem despertou nos estudantes a consciência da necessidade de preservação das áreas naturais como forma de garantir a sustentabilidade do turismo.

Outro ponto de destaque da aula de campo foi a visita ao Ateliê Maria Elza, um espaço dedicado à arte e à cultura local. Lá, os alunos puderam conhecer o trabalho dos artistas da região e entender a importância do turismo cultural como uma forma de valorização e preservação da identidade local. Além disso, a visita à Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecerem projetos de inclusão social e geração de renda por meio do artesanato.

Os estudantes também puderam conhecer o projeto Artesanato Sustentável de iniciativa da prefeitura municipal de Lajeado. O projeto  visa transformar resíduos plásticos em produtos úteis e duráveis, utilizando materiais como garrafas de água sanitária, tampinhas de garrafas pets, baldes e acessórios para automóveis.

Após explorar as riquezas de Lajeado, os alunos seguiram para a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Lá, visitaram o Palacinho, um importante marco histórico da cidade. Esse palacete de arquitetura colonial abriga atualmente a Fundação Cultural do Tocantins e serve como um espaço cultural e educativo para a população.

A Praça dos Girassóis, um dos cartões-postais de Palmas, também fez parte do roteiro da aula de campo. Os alunos puderam conhecer a maior praça urbana da América Latina e compreender a importância dos espaços públicos para a convivência social e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Por fim, a visita à Praia da Graciosa proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre os impactos do turismo e da visitação em um ambiente natural. O mestrando Eduardo do Vale apresentou sua pesquisa de mestrado, abordando os desafios e as consequências do turismo para a Praia da Graciosa.

A aula de campo teve seu encerramento em um dos restaurantes mais conhecidos da capital, a Casa das Tortas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer o processo de criação e empreendedorismo do estabelecimento, além de proporcionar a apreciação da gastronomia palmense.

Alunos de Letras realizam o Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional

Os acadêmicos do curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional realizaram o Roteiro Geo-Turístico, coordenado pela professora Dr.ª Rosane Balsan, como parte do planejamento da disciplina de “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IV de Língua Portuguesa”, ministrada pela professora Dr.ª Ângela Francine Fuza.

A realização do itinerário pelas ruas do Centro Histórico de Porto Nacional aconteceu dia 22 de setembro de 2022 e é uma forma de possibilitar aos professores em formação o contato com o patrimônio histórico e cultural da cidade, de modo a contribuir para a educação patrimonial.

A partir da observação das casas e dos casarões, da catedral de Nossa Senhora das Mercês, do Seminário São José e do Caetanato, que revelam tanto da história de Porto, será possível aos estagiários pensar ações, voltadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa, a envolver alunos da Educação Básica, fazendo-os conhecer e valorizar o lugar onde vivem.

 

Fim do conteúdo da página