Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

A necessidade de ofertar cursos de Pós-Graduação Lato sensu na UFT, Câmpus de Tocantinópolis, surge a partir de três demandas:

  • a) cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT;
  • b) cumprimento do plano de expansão do Câmpus de Tocantinópolis; e
  • c) demanda social por formação e qualificação de profissionais da educação da região do Bico do Papagaio e Tocantina.

Em vista disso, propomos o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Organização do Trabalho Escolar de forma a atender o reconhecimento e a necessidade de fortalecer a educação pública na cidade de Tocantinópolis, com subsídios que favoreçam a compreensão das dimensões política, administrativa e pedagógica, como eixos centrais da organização do trabalho escolar. Tendo em vista esses elementos, buscamos promover e valorizar o cumprimento da função social da escola que é a apropriação do saber construído historicamente pela humanidade.

Portanto, o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, além de possibilitar a formação continuada e fortalecer a educação pública na região, faz com que a UFT de fato assegure a implementação da sua missão, que é “Formar profissionais cidadãos e produzir conhecimento com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal” (PDI, 2016-2020, p. 11).

Objetivos

Objetivos geral

  • Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, professores e demais profissionais da educação da região tocantina, de modo que estes possam contribuir efetivamente para a melhoria das práticas de Gestão e de organização do trabalho escolar na região.

Objetivos específicos

  • Proporcionar suporte teórico-metodológico adequado à produção de conhecimentos sobre práticas de gestão e organização do trabalho escolar mais produtivas e significativas;
  • Consolidar entre os cursistas conhecimentos de parâmetros e princípios teóricos acerca do fenômeno educativo no processo histórico, principalmente no que se refere à gestão e à organização do trabalho escolar;
  • Desenvolver habilidades docentes às boas práticas de gestão e organização do trabalho escolar, que levam em consideração as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, a partir de uma visão formativa e integral do ser humano.
Fim do conteúdo da página