Sobre Estágios Curriculares
Estágio curricular é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Em conformidade com o estabelecido no projeto pedagógico do curso de graduação, o estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório.
Estágio Curricular Obrigatório
Configura-se estágio curricular obrigatório um espaço formativo privilegiado de diálogo crítico com a realidade que deve proporcionar ao estudante experiências práticas na sua linha de formação, favorecendo a articulação do ensino com a pesquisa e extensão, ressaltando que a carga horária necessita ser cumprida para que haja a integralização do curso.
Estágio Curricular Não Obrigatório
O estágio curricular não obrigatório, por sua vez, visa a ampliação da formação profissional do estudante por meio das vivências e experiências próprias da situação profissional expressas no projeto pedagógico do curso.
Por se tratar de uma atividade fundamental para a formação, o estágio será desenvolvido sob a orientação de um supervisor de estágio da área na Unidade Concedente, com o acompanhamento da Universidade Federal do Tocantins por meio da Central de Estágios do câmpus e da orientação de um professor do curso ao qual o aluno está vinculado.
As informações aqui disponibilizadas visam orientar as ações universitárias no sentido de mediar as relações entre a Universidade e o mundo do trabalho, bem como nortear os câmpus quanto às normativas e diretrizes para as atividades de estágio no âmbito da UFT, tanto no que se refere aos fluxos, quanto aos procedimentos a serem adotados.
Redes Sociais