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Especialização em Saneamento Ambiental - Câmpus de Palmas

Esp. em Saneamento Ambiental

Apresentação

Com a promulgação da Política Nacional de Saneamento, Lei 11.445 (BRASIL, 2007) e de acordo com o Art. 2º, está prevista a prestação dos serviços públicos de saneamento básico com base nos princípios de universalização do acesso; integralidade; abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente; disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado. 

Destaca-se nesta política a prerrogativa de adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais o que necessariamente demanda envolvimento da comunidade; articulação com as políticas de outros setores relevância à saúde e interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, bem como integração da infraestrutura e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos, ambos aspectos apontam para a construção da interdisciplinaridade no setor; eficiência e sustentabilidade econômica; utilização de tecnologias apropriadas; transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados; segurança, qualidade e regularidade.  Nesse sentido, este curso de especialização pretende colaborar para a implantação e implementação da Política Nacional de Saneamento no Estado do Tocantins, que por meio da oferta das disciplinas proporcionará a formação de especialista com capacidade para atuar localmente, de modo a fomentar a execução das ações propostas pela referida Política, para as ações especialmente voltadas ao tratamento de efluentes.

Público-Alvo: Profissionais liberais, profissionais públicos e acadêmicos. Com formação prévia nas seguintes áreas: engenharia ambiental, civil, elétrica, agrônomo, florestal, e áreas correlata.

Carga Horária: 360 horas/aula

Duração: 16 meses

Modalidade: Presencial

Aulas: Os encontros são realizados mensalmente:
Sexta-feira, das 18h30 às 22h30
Sábado, das 07h30 às 12h e das 14h às 18h30
Domingo, das 07h30 às 12h e das 14h às 18h30

Local: Câmpus de Palmas

Estrutura: Salas de aulas climatizadas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática, ensino e pesquisa na área de estudo.

Investimento: Inscrição R$ 60,00 + Matrícula R$ 320,00 + 13 mensalidades de R$ 320,00.

Frequência exigida: 75% de presença a cada módulo

Aproveitamento exigido: o aluno deverá ter um rendimento igual ou superior a sete (7,0)

 

Disciplinas

Carga-Horária

1. Caracterização de efluentes

24

2. Poluição da Água e solo

24

3. Hidrologia

24

4. Formação Didático-pedagógica (Metodologia do Ensino Superior)

60

5. Metodologia Científica

48

6. Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário

24

7. Sistemas de contenção e monitoramento

24

8. Projeto de Sistemas de Tratamento de Efluentes I

24

9. Projeto de Sistemas de Tratamento de Efluentes II

24

10. Eficiência energética em ETEs

24

11. Gestão dos recursos hídricos aplicado ao setor de saneamento

24

12. Avaliação de Risco Ambiental

24

Carga Horária Total 

360

Ementa

9.1 Disciplina: Caracterização de efluentes

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16 Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: apresentar a importância e extensão dos problemas de poluição e contaminação ambiental, destacando causas efeitos sobre o meio ambiente.

Ementa: Apresentar as técnicas e metodologias para análise de parâmetros de interesse ambiental. Habilitar os alunos a realizarem análises em laboratório e a interpretar os resultados obtidos. Características físicas, químicas e biológicas de esgoto. Legislação sobre qualidade da água e padrões de emissão.

Bibliografia Básica:

APHA - American Public Health Association. “Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater”, 21st, Centennial Edition, Washington: Public Health Association.  2005.

MARCOS VON SPERLING & CARLOS AUGUSTO CHERNICHARO Biological Wastewater Treatment in Warm Climete Regions. DESA 2005

METCALF E EDDY. Wastewater engineering: Treatment and reuse. 4ª Ed. Mc Graw Hill, Inc. New York, 1819 p., 2003

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias, v. 1, 452p.

VON SPERLING, M., Lodos Ativados. “Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias”, v. 4, 2002, 428p.

Bibliografia Complementar:

MOTA, S. B.; VON SPERLING, M. (Coordenadores); Nutrientes de esgoto sanitário: utilização e remoção. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico – PROSAB 05. Rio de Janeiro: ABES, 2009. 428p.

SAWYER, C. N.; CARTY, E. Mc. Chemistry for Environmental Enginers. Mc Graw Hill Book Company, 3° ed. 1982.

9.2 Disciplina: Poluição da Água e Solo

 

Carga Horária Total: 24

 Teórica Presencial: 16 Teórica Semi-presencial: 8 

Objetivo Geral: Apresentar os conceiros sobre os mecanismos que envolvem a poluição da água provocada pelos lançamento de efluentes, bem como a legislação inerente.

Ementa: Conceito. Padrões de Qualidade da Água. Fontes de Poluição. Águas residuárias: Esgotos Domésticos. Águas Pluviais. Efluentes Industriais. Caracterização Quantitativa e qualitativa. Parâmetros de Qualidade de Água. Controle da Poluição. Padrões de Lançamento de Efluentes. Efeitos da Poluição. Autodepuração, Eutrofização. Decaimento Bacteriano. Processos e Graus de tratamento de Esgotos. Tecnologias de Tratamento. Modelos de Qualidade de Água. 

Bibliografia Básica:

Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos / Marcos Von Sperling. - Belo Horizonte: DESA/UFMG; 1996, 243 p. 

Estudos e Modelagem da Qualidade da Água de Rios / Marcos von Sperling. - Belo Horizonte: 

DESA/UFMG; 2007, 588p. 

Qualidade das Águas e Poluição: Aspectos  Físico-Químicos / Roque P. Piveli & Mário T. Kato. – São Paulo: ABES, 2005, 275p. 

Bibliografia Complementar:

.Wastewater Characteristics, Treatment and Disposal . Biological Wastewater Treatment Series (Volume 1). Marcos von Sperling. London: IWA , 2007. 296p. 

Environmental Hydrogeology / Philip E. LaMoreaux, Mostafa M. Soliman, Bashir A. Memon, James W. LaMoreau x & Fakhry A. Assaad. London: IWA, 374p.

 Water Quality Control Handbook. 2nd. Edition. E. Roberts Alley. McGraw-Hill, 2007. 848p.

9.3 Disciplina: Hidrologia

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Aresentar conteúdos relativos a hidrologia como subsídio ao endentimento para uso do corpo hídrico como corpo receptor de efluentes.

Ementa: Precipitações, Tipos, Medidas, Falhas, Homogeneidade, Precipitação Média, Freqüência, Tipos de Série, Distribuição de Probabilidade, Freqüência Acumulada, Gumbel, Método de Gumbel-Chow, Relação I = f (Tr, T), Período de Retorno, Risco e Segurança. Bacia Hidrográfica e suas Características, Relevo, Declividade do Perfil, Curva Hisométrica, Método Racional, Determinação do Tempo de Concentração, Fórmulas mais usuais, Escoamento Superficial, Hidrograma, Curva de Depleção, Medida de Vazão, Curva Chave, Evaporação, Evapotranspiração, Radiação.

Bibliografia Básica:


BLOOM, ARTHUR “ Superfície da Terra”. “Cap 4” EDUSP-1968.


BLUCHER HOLTZ, A.C. & PINTO, N.L., “Hidrologia Básica”, Ed. Edgard. 1984 


BRANDÃO, V.S.; PRUSKI,F.F & SILVA,D.D “Infiltração da água no solo”. Ed UFV, Viçosa-MG, 98p 


CHRISTOFOLETTI, ANTONIO “Geomorfologia Fluvial”, Ed. Edgard Blucher.1985


GUERRA, ANTONIO TEIXEIRA E CUNHA, SANDRA BAPTISTA (organizadores) “ Geomorfologia do Brasil”. “cap 6”  Editora Bertrand Brasil, 1998. 


REICHARDT, KLAUS “ A água em Sistemas Agrícolas”. Ed. Manole ltda. 1990. 


TUCCI, CARLOS “Hidrologia: Ciência e Aplicação”. Ed. da Universidade/UFRGS, 1993. 

 

 

Bibliografia Complementar:

GUERRA, ANTONIO TEIXEIRA E CUNHA, SANDRA BAPTISTA (organizadores) “Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos”. cap 3,4 e 5” Editora Bertran do Brasil, 1993. 


AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA “ Introdução ao gerenciamento de Recursos hídricos” .–ANEEL 

9.4 Disciplina: Formação Didático-pedagógica (Metodologia )

 

Carga Horária Total:  60

 Teórica Presencial: 32 (+12)  Teórica Semi-presencial: 16

Objetivo Geral: Estudar a organização e estrutura do Ensino Superior Brasileiro, com ênfase nos aspectos legais, acadêmicos e administrativos.

Estudo da organização e estrutura do Ensino Superior Brasileiro, com ênfase nos aspectos legais, acadêmicos e administrativos. Análise da função social da Educação Superior e das ações do Governo Federal no que se refere a qualidade da educação: avaliação,  regulação  e   supervisão  das instituições e dos cursos de ensino superior no Brasil. Reflexão sobre a docência universitária como profissão e a identidade do professor do ensino superior.

Bibliografia Básica:

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos & ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.

CASTANHO, Sérgio. & CASTANHO, Maria Eugênia. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: São Paulo: Papirus, 2001.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos A. ARAUJO, José Carlos Souza. KAPUZINIAK, Célia. Docência: uma construção ético-profissional Campinas, SP: Papirus, 2005.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, RS; Artmed, 2004.

 

 

Bibliografia Complementar:

MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 7 ed., Campinas, SP: Papirus, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. & ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2 ed., SP: Cortez, 2001.

9.5 Disciplina: Metodologia Científica

 

Carga Horária Total: 

Teórica Presencial:   Teórica Semi-presencial:

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os métodos e técnicas que contribuíram para a construção  do TCC, tais como: planejar, desenvolver projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos.

Ementa: A epistemiologia da ciência. O processo do conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa científica. Aplicação do projeto de pesquisa. Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa. Relatório de pesquisa. Ética na pesquisa. 

Bibliografia Básica:

 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, ed. 23a. 2007.

BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas- SP: Papirus, 2004.

Bibliografia Complementar:

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2 ed, São Paulo: Atlas, 1991.

LUCKESI, C.; et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6 ed., São Paulo: Cortez, 1991.

MONTEIRO FILHO, G. Segredos da estatística em pesquisa científica. Goiânia: Vieira, 2004.

NUNES, R. C.; FERREIRA, R. N. Ciência e tecnologia: o conhecimento pela independência do Brasil. Goiânia: Vieira, 2003.

PARRA FILHO, D.; SANTOS, J. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Futura, 2003.

9.6 Disciplina: Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16  Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Apresentar a importância da coleta e transporte dos esgotos sanitários e a  concepção desses sistemas.

Ementa: Dimensionamento hidráulico dos componentes de coleta e transporte: Rede coletora (traçado da rede coletora, critérios gerais de projeto, critérios hidráulicos), Interceptores, Emissários, Sifão invertido, acessórios da rede coletora (poços de visita, terminais de limpeza), estações elevatórias (conjuntos moto-bomba, curvas de rendimento), linhas de recalque pressurizada.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO NETTO, José M. de et al. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo: E. Blücher, 1998. 669 p. 

JORDÃO, E.P.; PESSÔA, C.A. Tratamento de esgotos domésticos. 5ª ed. Rio de Janeiro, 2009.

NUVOLARI, ARIOVALDO (2003) Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso. FATEC/SP. São Paulo. 520 p.

TSUTIYA, M. T. ; ALEM SOBRINHO, P. . Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário. 3. ed. Rio de Janeiro: ABES, 2011. v. 1. 548 p.b

 

Bibliografia Complementar:

PORTO, Rodrigo de Melo. Hidráulica Básica. 2. ed. São Carlos: EESC-USP, 1999 p. 

GALLEGOS, P. C. (1997) Sistemas de Esgotos. DESA/UFMG, Belo Horizonte, 131 p. 

9.7  Disciplina: Sistemas de contenção e monitoramento

 

Carga Horária Total: 24

 Teórica Presencial: 16  Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Apresentar as características geotécnicas dos solos e a interação quando receptr de efluentes.

Ementa: 

Características geotécnicas dos solos; Tratamento de esgoto e sua relação com o solo; Interação solo x esgoto; Valores orientadores do solo quanto a presença de substâncias químicas; Técnicas de contenção de contaminação; Técnicas para monitoramento da água e do solo

Bibliografia Básica:

BOSCOV, M.E.G. Geotecnia Ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

SÃO PAULO (Estado). CETESB. Manual de Gerenciamento de áreas contaminadas. CETESB, GTZ. 2 ed., São Paulo:CETESB, 2001. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/manual-de-gerenciamento-de-ACs/7-manual. Capturado em: 08/08/2013.

Bibliografia Complementar:

TOMAZ, P. Poluição difusa. São Paulo : Navegar, 2006.

SCHIANETZ, B. Passivos Ambientais. Curitiba : SENAI, 1999.

9.8 Disciplina: Projeto de Sistemas de Tratamento de Efluentes I

 

Carga Horária Total: 30

Teórica Presencial: 16 (+6 praticas)

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Apresentar alternativas para tratamento de águas residuárias que envolvam os sistemas convencionais de tratamento., execução e dimensionamento de projetos.

Ementa: Alternativas para tratamento de águas residuárias;  Processos Biológicos para Tratamento de Águas Residuárias;  Aeração em Sistemas Biológicos; Desinfeção de Águas Residuárias. Concepção de Sistemas de Esgotamento Sanitário. 

Bibliografia Básica:


ALEM SOBRINHO, P.; TSUTIYA, M. T. Coleta e transporte de esgoto sanitário. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,1999. 548 p

JORDÃO, E. P.; PÊSSOA, C. A. Tratamento de esgotos domésticos. 3ª ed. Rio de Janeiro. ABES. 2005.CHERNICHARO, C. A. L. Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Vol. 5. Reatores anaeróbios. 2. ed. Belo Horizonte: DESAUFMG, 2007, 380 p

 

Bibliografia Complementar:

VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: princípios básicos do tratamento de esgotos: Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Rio de Janeiro: ABES. Vol. 1. 3. ed. 2009. 452 p.


VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: lagoas de estabilização. Rio de Janeiro: ABES. Vol. 3.2ª Edição Ampliada; 2006. 196 p


VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: lodos ativados. Rio de Janeiro: ABES, Vol. 4. 2ª Edição Ampliada; 2008. 428 p.

9.9 Disciplina: Projeto de Sistemas de Tratamento de Efluentes II

 

Carga Horária Total: 30

Teórica Presencial: 16 (+6 praticas)

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Conduzir os alunos a elaboração de projetos de sistemas de tratamento de efluentes

Ementa: Concepção de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Normas para projeto de sistemas de esgotamento sanitário. Definição de parâmetros de projetos (população, estimativa de vazões). Elaboração de projetos hidráulicos de rede coletora de esgotos, coletores troncos, estação elevatória de esgotos, linha recalque e emissário final.  Memorial de cálculo, descritivo.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO NETTO, José Martiniano.; FERNANDEZ, Miguel. Manual de Hidráulica. 9 ed., Escola de Engenharia de São Carlos da USP, 2015.

PORTO, Rodrigo de Mello. Hidráulica Básica. 2 ed., Escola de Engenharia de São Carlos da USP, 2001.

TSUTIYA, Milton T.; ALEM SOBRINHO, Pedro. “Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário”. 3ed., ABES, 2011.

Bibliografia Complementar:


VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: princípios básicos do tratamento de esgotos: Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Rio de Janeiro: ABES. Vol. 1. 3. ed. 2009. 452 p.


VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: lagoas de estabilização. Rio de Janeiro: ABES. Vol. 3.2ª Edição Ampliada; 2006. 196 p


VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: lodos ativados. Rio de Janeiro: ABES, Vol. 4. 2ª Edição Ampliada; 2008. 428 p.

9.10 Disciplina: Eficiência energética em ETEs

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Demonstrar como obter Eficiência Energética em tarifação de energia elétrica, planejamento e manejo de processos e realizara análise econômica.

Ementa: Eletrotécnica (Normas relacionadas, Proteção contra riscos, condutores elétricos, circuitos, dimensionamento, aterramento, fator de potencia). Motores elétricos (características gerais, tipos de motores, conjugado, partida, proteção e coordenação). Instrumentação (Física instrumental, sistemas de unidades, padrões e rastreabilidade, modelos de instrumentos e métodos de medição, aferição, sinais variáveis no tempo, Aquisição e transmissão de dados, erros e incertezas). Automação e Controle (Processo contínuo e descontínuo, diagrama de blocos, controladores programáveis). Supervisores (Requisitos de hardware, Sistema digitais de controle distribuído, algoritmo, comunicação de dados). 

Bibliografia Básica:

ALVES, JOSE LUIZ LOUREIRO.Instrumentação, controle e automação de processos. LTC Ed., 270p. 2005. UFT00067310

MAMEDE FILHO, JOÃO. Instalações Elétricas Industriais. Sétima Edição. Rio de Janeiro. LTC. 2007.
GOMES, H P. ÁGUA E ENERGIA – Aproveitando as Oportunidades de Eficientização de Água e Energia não Exploradas nos Sistemas de Água Municipais. Editora Universitária - UFPB. João Pessoa.
SANTOS, ANDRÉ BEZERRA dos.Avaliação técnica de sistemas de tratamento de esgotos. Banco do Nordeste do Brasil. 206p. 2007. UFT00077382.

 

Bibliografia Complementar:

MOREIRA, M A R G. Potencial de mercado de eficiência energética no setor de água e esgoto no BRASIL – avaliação de estratégias segundo o modelo de porter. RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL. Editora UFRJ.

9.11 Disciplina: Gestão dos recursos hídricos aplicado ao setor de saneamento

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos as políticas, das diferentes esferas inerentes a gestão dos recursos hídricos.

Ementa: Política nacional dos recursos hídricos, política estadual dos recursos hídricos, Instrumentos de gestão dos recursos hídricos e o setor de saneamento; Planos de bacia e os usuários do setor de saneamento; outorga de lançamento; o impacto da cobrança no setor de saneamento.

Bibliografia Básica:

ANTONIO EDUARDO LANNA.Aspectos quantitativos e qualitativos da Gestão de Recursos Hídricos (1998) Fundo Editorial da ABRH

BRASIL- Lei 9433/97 - Política Nacional dos Recursos Hídricos (1997)

BRASIL -Plano nacional de recursos hídricos (2006) Ministério do meio ambiente.

Bibliografia Complementar:

CARLOS EDUARDO TUCCI E BENEDITO BRAGA.ÁGUAS DOCES NO BRASIL (1997) - / Fundo Editorial da ABRH

9.12 Disciplina: Avaliação de Risco Ambiental

 

Carga Horária Total: 24

Teórica Presencial: 16

Teórica Semi-presencial: 8

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os conceitos e métodos práticos de avaliação e análise de riscos ambientais

Ementa: Conceitos de risco ambiental. Estação de tratamento de esgotos: caracterização do empreendimento e seu entorno; identificação dos perigos e consolidação de hipóteses acidentais; estimativa de efeitos físicos e avaliação da vulnerabilidade ambiental; estimativa de frequências; estimativa e avaliação de riscos; redução do risco. Avaliação de Risco Ecológico (ARE). 

Bibliografia Básica:

CETESB. Norma técnica P4.261- Risco de Acidente de Origem Tecnológica – Método para decisão e termos de referência. 140 p. 2011. 

OLIVEIRA, I.D.; MONTAÑO, M.; SOUZA, M.P. Avaliação Ambiental Estratégica. 1. ed. São Carlos: Suprema, 2009. 218p.

SÁNCHEZ, L, E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. 3ª edição atual e aprimorada. São Paulo. Oficina de textos, 2020.

Bibliografia Complementar:

AMÉRICO, J.H.P.; ISIQUE, W.D.; MINILLO, A.; CARVALHO, S.L. Fármacos em uma estação de tratamento de esgoto na região Centro-oeste do Brasil e os Riscos aos Recursos Hídricos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V.17. 61-67, 2012. 

JENSEN, J.; MESMAN, M. editors. Ecological risk assessment of contaminated land – Decision support for site specific investigations. RIVM report 711701047. The Netherlands; 2006.

LEITE, G.S.; AFONSO. R.J.C.F.; AQUINO, S.F. Caracterização de contaminantes presentes em sistemas de tratamento de esgotos por cromatografia líquisa acoplada à espectrometria de massas TANDEM em alta resolução. Química Nova. Vol. 33. 734-738, 2010. 

MONTAÑO, M.; SOUZA, M.P. A viabilidade ambiental no licenciamento de empreendimentos perigosos no Estado de São Paulo. Engenharia Sanitária e Ambiental. Vol. 13. 435-442, 2008.

WEEKS, J.M.; SOROKIN, N.; JOHNSON, I.; WHITEHOUSE, P.; ASHTON, D.; SPURGEON, D.; et al. Biological Test Methods for Assessing Contaminated Land, Stage 2: A demonstration of the use of a framework for the ecological risk assessment of land contamination. Environment Agency of England and Wales; 2004. Science Report P5-069/TR1.

Docentes

Davi Gasparini Fernandes Cunha

http://lattes.cnpq.br/1428779046838272
Mini Currículo
 

Davi Gasparini Fernandes Cunha é Professor Associado do Departamento de Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (SHS-EESC-USP). Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2008), e Doutor em Ciências (Programa de Hidráulica e Saneamento) pela mesma instituição (2012). Realizou pós-doutoramento na EESC/USP em parceria com a Université de Montréal (Canadá) (2013-2014), e é Livre-Docente na área de Saneamento Ambiental pela EESC/USP (2021). Orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (EESC/USP). Foi assessor técnico do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) e pesquisador visitante em Kansas State University (Estados Unidos), Université de Montréal (Canadá), Earthwatch Institute (Inglaterra), Instituto de Limnología Dr. Raúl A. Ringuelet (Argentina) e Universidade Autónoma de Mexico (México). Tem experiência na área de Limnologia e Saneamento Ambiental, com especial interesse nos seguintes temas principais: qualidade da água, monitoramento de recursos hídricos, reservatórios hidrelétricos e de abastecimento público, rios, riachos, comunidades aquáticas e tratamento de água para consumo humano.

Elisandra Scapin

http://lattes.cnpq.br/9765872633375212
Mini Currículo
 

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Realizou doutorado Sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, lotada no Curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Química Geral, Química Analítica e Química Orgânica. Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientas na UFT - Ciamb e como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Bionorte. Pesquisadora na área de Química de Produtos Naturais e Utilização de Biomassa Residual para produção de Compostos Furânicos.

Fernán E. Vergara Figueroa

http://lattes.cnpq.br/4356137674634041
Mini Currículo
 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (1996) e doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor Associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Engenharia de Ambiental, com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão Ambiental e Normas ISO 14000, Auditoria Ambiental e instrumentos de gestão dos recursos hídricos. Atua no mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT.

Jamil Alexandre Ayach Anache

http://lattes.cnpq.br/9799856875780031
Mini Currículo
 

Doutor em Educação pela UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira pela UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes. Diretor da Diretoria de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi professor da UEPA, UNITINS. Tem experiência docente como supervisor, avaliador externo de ações, programas e projetos do Governo Federal. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Política Educacional e Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Docência, Educação à Distância, Formação, Tecnologias Digitais e Diversidade Sexual e de Gênero.

José Damião Trindade Rocha

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Doutor em Educação pela UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira pela UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes. Diretor da Diretoria de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi professor da UEPA, UNITINS. Tem experiência docente como supervisor, avaliador externo de ações, programas e projetos do Governo Federal. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Política Educacional e Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Docência, Educação à Distância, Formação, Tecnologias Digitais e Diversidade Sexual e de Gênero.

Liliana Pena Naval

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Possui doutorado em Engenharia Química - Universidad Complutense de Madrid (1996). e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na agraduação em Engenharia Ambiental e no Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: águas residuárias domésticas, qualidade da água e reuso. Editora dos periódicos Ambiente e Sociedade e da Revista Brasileira de Ciências Ambientais. Coordenadora dos Programas Profissionais- Área das Ciências Ambientais- CAPES

Márcio José Catalunha

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Doutor em Eng. Agrícola pela UF de Viçosa (2004). Mestre em Meteorologia pela UF de Viçosa (2000). Graduado em Eng. Elétrica pela Universidade Vale do Rio Doce (1998). È docente do Colegiado de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Eficiência Energética e Automação, Computação e MicroControladores.

Rose Mary Gondim Mendonça

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Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de contaminantes, medidas mitigadoras, drenagem ácida de mina, gestão de resíduos e efluentes.

Sérgio Carlos Bernardo Queiroz

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Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2003). Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Tatiana Ferreira Wanderley

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Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Tocantins (2001) e mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2005). Atualmente é professora titular do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de abastecimento de água, coleta e transporte de esgotos, tratamento de águas residuárias e reuso de esgotos

Thiago Costa Gonçalvez Portelinha

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Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2007), mestrado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo (2010) e doutorado pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (2016). Atualmente é Professor do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Vanessa Bezerra de Menezes Oliveiray

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Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental - Modalidade: Controle de Poluição Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2006. Mestre em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutora em Biologia pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidade de Aarhus (Dinamarca). De 2019 a 2020 realizou um estágio pós doutoral com bolsa PNPD-CAPES na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental onde estudou principalmente os efeitos de agrotóxicos sobre colêmbolos e abelhas. De 2014 a 2018 Realizou dois estágios de pós doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo, com bolsa FAPESP estudando os efeitos de agrotóxicos sobre as comunidades edáficas, além da Avaliação do Risco Ecológico da utilização dos agrotóxicos sobre os ecossistemas terrestres. Em 2017 foi Professora Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas nos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental. Atualmente, Professora Adjunta na Universidade Federal de Tocantins (UFT), no curso de Engenharia Ambiental. Vinculada ainda ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC/USP. Possui grande interesse nos efeitos tóxicos causados por diferentes xenobióticos (ex.: agrotóxicos, medicamentos veterinários e metais) em invertebrados terrestres, tais como: enquitreídeos, colêmbolos, minhocas e ácaros e ainda plantas terrestres e na Avaliação de Risco Ecológico.

 

 

Especialização em Saneamento Ambiental

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco 2, Sala 7
Palmas/TO | 77001-090
 

E-mail do curso: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Página: ((ww2.uft.edu.br/saneamentoambiental) menu processos seletivos))

Secretaria: (63) 3229 4518

Coordenação: profa. Liliana Pena Naval e profa.Vanessa

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