Modelagem matemática aplicada à otimização e à análise de processos
Modelagem matemática aplicada à otimização e à análise de processos
Organizadores: Warley Gramacho da Silva e Denise Gomes Alves
Ano de publicação: 2019
Sinopse: A modelagem matemática se apresenta como recurso de grande utilidade, podendo predizer o comportamento de cada alimento durante a redução no teor de água. Nesse contexto, o desenvolvimento de métodos computacionais tem se tornado importante aliado na indústria. A utilização de softwares avançados se tornou indispensável à produção eficaz de alimentos. Na indústria, de maneira geral, o emprego de técnicos de programação linear, por exemplo, vem sendo grande aliado ao desenvolvimento de novos produtos. Não obstante, a crocância de um alimento está relacionada à qualidade do produto e suas características sensoriais. O uso da modelagem matemática é importante para obtenção de respostas sobre condições ideais à manutenção da qualidade em todas as etapas do processamento. A modelagem matemática aplicada à determinação da área superficial também é relevante para a indústria de alimentos, pois avalia a quantidade de energia gasta em um processo de congelamento, bem como o poder de absorção em conservas alimentícias, estimativas de embalagens e equipamentos. Assim, o livro traz os modelos e métodos aplicados na modelagem de fenômenos de transportes com foco na otimização e análise de processos e produtos voltados para a indústria de alimentos.
Sobre os organizadores:
Warley Gramacho da Silva: Cientista da Computação, professor adjunto III da Universidade Federal do Tocantins, mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado em Computação pela Universitè de Rennes I – França.
Denise Gomes Alves: Engenheira Agrícola, Professora Associada III da Universidade Federal do Tocantins, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras e doutora em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP.
Redes Sociais