Experiências e reflexões sobre ensino de línguas na contemporaneidade
Experiências e reflexões sobre ensino de línguas na contemporaneidade
Organizadores: Fábio Nascimento Sandes, Felipe de Almeida Coura
Ano de Publicação: 2018
Sinopse: A Linguística Aplicada, articulada a tantas outras áreas do conhecimento, tem trazido contribuições significativas no que se refere ao ensino de línguas. Através do trabalho com as mais variadas formas de texto, há a possibilidade de se aprender um idioma e, ao mesmo tempo, refletir sobre o papel e o posicionamento na sociedade de quem lê. Dessa maneira, partindo do pressuposto da importância de uma educação crítica comprometida com diferentes realidades sociais, alunos e professores podem deixar sua “cognição preguiçosa” e avançar, através da língua, para um posicionamento que contribua para uma cidadania mais participativa. Esse é o contexto no qual precisamos considerar o papel do letramento crítico na educação. Este livro traz, portanto, reflexões e experiências em sala de aula que, de alguma maneira, demonstram que, nesses tempos de pós-verdades, a escola e a universidade podem proporcionar espaços de discussões, investigações e mudança.
Sobre os organizadores:
Fábio Nascimento Sandes é professor do curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional; licenciado em Letras Modernas e mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura da UFT, Câmpus de Araguaína. É pesquisador no grupo de pesquisa Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario Menezes de Souza do Departamento de Letras Modernas da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP/CNPq). É coordenador do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) vinculado ao curso de Letras da UFT, coordenador do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) de Língua Inglesa da UFT e coordenador do programa Idiomas sem Fronteiras da UFT.
Felipe de Almeida Coura é doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor na Universidade Federal do Tocantins, (UFT) no curso de Letras-Libras, mestre em Estudos Linguísticos na área de Linguística Aplicada, e especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês pela UFMG. É também especialista em Libras no contexto da Educação Inclusiva pela Faculdade Prisma de Montes Claros (FAP) e graduado em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (FACIC). É membro do grupo de pesquisa Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (CNPq) coordenado pelas professoras Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge (UFMG).
Redes Sociais