Química a Distância - Licenciatura
Licenciatura em Química a Distância
Sobre o Curso:
O curso de Licenciatura em Química a Distância da Universidade Federal do Tocantins, pertencente ao sistema Universidade Aberta do Brasil, tem como objetivo formar professores para a Educação Básica, com ênfase na formação para os últimos anos (notadamente o 9º ano) do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A fundação do curso partiu da necessidade de formação de professores no campo das ciências exatas no Tocantins, visto que estas são as áreas de maior carência em nosso Estado.
O curso Licenciatura em Química a Distância da UFT tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe aos currículos de Física e de Química e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica.
Perfil do formando do curso
O Licenciado em Química pela Universidade Federal do Tocantins deve ter formação generalista, mas, ao mesmo tempo, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino Fundamental (em especial, nos últimos anos) e Médio.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares nacionais para os cursos superiores em Química, e com relação à formação pessoal, o licenciado em Química pela UFT deverá ter conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros para casos de acidentes comuns em laboratórios de Química;
O formando deverá assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político, tendo formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
O aluno formado neste curso de Licenciatura em Química estará apto a atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, na área de Ciências e Química, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e despertando o interesse científico dos estudantes.
De acordo com o artigo 334 da Consolidação das Leis do Trabalho, que rege as relações trabalhistas no Brasil, o exercício da profissão de químico compreende a fabricação de produtos e subprodutos químicos em seus diversos graus de pureza; a análise química, a elaboração de pareceres, atestados e projetos da especialidade e sua execução, perícia civil ou judiciária sobre essa matéria, a direção e a responsabilidade de laboratórios ou departamentos químicos, de indústrias e empresas comerciais; e o magistério nas cadeiras de química dos cursos especializados em química.
Polos
Três polos ofertam este curso, estando localizados nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Cristalândia. São 25 as vagas para cada polo, havendo reserva de 12 das vagas de cada polo para professores da educação básica que atuam na rede pública.
Endereços:
Gurupi
Rua Badejós, s/n, Jardim Sevilha. Cx.Postal 66, CEP 77402-970
Fone (63) 3311-3509
Porto Nacional
Avenida Presidente Kennedy, 1553, Setor Aeroporto. CEP 77500-000
Fone (63) 3363-5968
Cristalândia
Avenida Dom Jaime Antônio Schuck, 2600, Centro. CEP 77490-000
Fone (63) 3354-0389
Organização Curricular
A proposta curricular foi planejada prevendo uma duração mínima de 8 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos (semestres) para sua integralização.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Curso: Licenciatura em Quimica (EaD) Vigência: 2010/02 |
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1o Semestre – Componentes Curriculares | Carga horária/ práticas | Caráter | Créditos | |
Ciências da natureza e realidade | 60 | Interdisciplinar | 4 | |
Matemática e realidade | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Educação e realidade | 60 | Ped.Interdisciplinar | 4 | |
Informática e educação | 60 | 15 | Ped.Interdisciplinar | 4 |
Geometria plana e espacial | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Carga horária (horas) | 300 | 45 | 20 | |
2o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Medidas e Transformações Químicas | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Pré-cálculo | 60 | Interdisciplinar | 4 | |
Fundamentos da educação | 60 | Ped.Interdisciplinar | 4 | |
Geometria analítica e números complexos | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Arquitetura atômica e molecular | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Física e Ambiente | 60 | Interdisciplinar | 4 | |
Carga horária (horas) | 360 | 45 | 24 | |
3o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Diversidade Química do Ambiente | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Vivenciando a Química Ambiental | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Biodiversidade | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Cálculo I | 60 | 30 | Cont. Específico | 4 |
Sociedade, cultura e história da educação | 60 | Interdisciplinar | 4 | |
Didática e Formação de professores | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Carga horária (horas) | 360 | 75 | 24 | |
4o Semestre – Componentes Curriculares | ||||
Química da vida e manipulação compostos orgânicos | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Psicologia da aprendizagem | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Funções Biológicas e Regulação | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Currículo, política e gestão educacional | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Movimentos e Mecânica Clássica | 60 | 15 | Interdisciplinar | 4 |
Metodologia do Ensino Química no Ensino Fundamental | 60 | 30 | Interdisciplinar | 4 |
Carga horária (horas) | 360 | 60 | 24 | |
5o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Termodinâmica, Equilíbrio | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Experimentos em Termoquímica e equilíbrio | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Energia | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Libras | 60 | 30 | Ped.Interdisciplinar | 4 |
Metodologia do Ensino Química no Ensino Médio | 60 | 30 | Cont. Específico | 4 |
Estágio Superv. I (Ens. de Química e ciências) | 90 | 30 | Interdisciplinar | 6 |
Carga horária (horas) | 330 | 90 | 22 | |
6o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Cinética e Propriedades de Superfície | 60 | Cont.Específico | 4 | |
Cinética Experimental | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Química de Materiais | 60 | Cont.Específico | 4 | |
Análise de Materiais | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Instrumentação para Ensino de Química I | 60 | 30 | Cont.Específico | 4 |
Estágio Superv. II (Ens. de Química e Ciências) | 105 | 45 | Interdisciplinar | 7 |
Carga horária (horas) | 405 | 60 | 27 | |
7o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Mineralogia | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Mineralogia Experimental | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Relação entre Estrutura Química e Atividade Biológica | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Síntese e Caracterização de Produtos Naturais | 60 | Cont. Específico | 4 | |
Instrumentação para o Ensino de Química II | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Estágio Superv.III (Ens. de Química e Ciências) | 105 | 45 | Interdisciplinar | 7 |
Carga horária (horas) | 405 | 30 | 27 | |
8o Semestre – Componentes Curriculares | CH | |||
Pesquisa em Ensino de Química | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Indústria Química | 60 | 15 | Cont. Específico | 4 |
Ética na Ciência, tecnologia e ensino | 60 | Cont. Específico | 4 | |
TCC | 60 | Interdisciplinar | 4 | |
Estágio Superv.IV (Ens. de Química e Ciências) | 105 | 45 | Interdisciplinar | 7 |
Carga horária (horas) | 345 | 30 | 31 | |
Componentes Não Curriculares | CH | |||
Atividades de formação complementar | - | 200 | - |
Estrutura do Curso
O período letivo é semestral e será desenvolvido ao longo de 18 semanas, com planejamento de distribuição de dois módulos por semestre trabalhados em 9 semanas cada, com no máximo três disciplinas por módulo. O aluno terá de estar presente nos finais de semana no polo para o desenvolvimento das atividades presenciais, com frequência mínima controlada e, durante a semana, ele desenvolverá as atividades a distância propostas pelo professor da disciplina.
As atividades presenciais serão desenvolvidas pelo tutor presencial, orientado pelo professor da disciplina, por meio do material impresso, videoconferência, internet, ou mesmo em uma visita do docente ao polo. As atividades a distância serão acompanhadas preferencialmente pelo tutor a distância, podendo também ser orientado pelo tutor presencial, supervisionado pelo professor da disciplina. Essas atividades desenvolvidas a distância serão sequência das atividades desenvolvidas presencialmente e devem ocorrer por meio das mesmas mídias usadas nas atividades presenciais, com ênfase nas atividades propostas pelo ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma de atividades a distância utilizada pela UFT é o Moodle.
Cada disciplina terá no mínimo duas avaliações presenciais, aplicadas no polo durante a realização do módulo, com as datas pré-definidas entre a coordenação e o professor da disciplina. Essas avaliações serão somativas e deverão representar 70% da nota da disciplina. Os outros 30% que comporão a nota final da disciplina serão obtidos por meio de atividades realizadas a distância definidas pelo professor da disciplina.
Para os alunos que apresentarem desempenho insatisfatório (média parcial igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0) haverá duas semanas, ao final do segundo módulo, para a realização de estudos de reforço e da avaliação final (exame). Neste período de reforço, poderá haver conteúdo específico preparado pelo professor de cada disciplina e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, com o acompanhamento do tutor presencial e também do tutor a distância. A primeira semana após o término do segundo módulo será destinada à recuperação das disciplinas do primeiro módulo e a segunda semana será destinada às disciplinas do segundo módulo.
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