Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto "Bínqui" da UFT Leva Contação de Histórias e Bem-Estar à Comunidade de Palmas
Início do conteúdo da página
iniciativa

Projeto "Bínqui" da UFT Leva Contação de Histórias e Bem-Estar à Comunidade de Palmas

Written by Jeferson de Nazaré e Virgínia Magrin | Published: Friday, 03 May 2024 09:55 | Last Updated: Friday, 03 May 2024 09:55

O encantamento das palavras e a magia das histórias ganham vida em Palmas graças ao projeto "Bínqui: Grupo de Contadores de Histórias da UFT". Com uma proposta que vai além da mera narração, o grupo traz consigo uma missão: promover melhorias na qualidade de vida e no bem-estar da comunidade através da arte e da expressão. Na nova temporada - "Casa Itinerante: Encontro de Contadores de Histórias"- as apresentações começam dia 15 de maio e seguem até o dia 12 de junho. 

O "Bínqui: Grupo de Contadores de Histórias da UFT" é uma iniciativa multifacetada que busca promover a saúde e valorizar a expressão artística como ferramenta para o desenvolvimento interpessoal. Sob uma abordagem metodológica interdisciplinar, o projeto incorpora técnicas teatrais, como teatro físico e mímica, para enriquecer as relações interpessoais e expandir a expressão corporal e vocal dos participantes. Suas atividades semanais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) incluem uma variedade de jogos e exercícios destinados a estimular a presença e a máxima expressão na interação com o outro.

Renata Ferreira da Silva, proponente do Projeto Casa Itinerante e coordenadora do projeto de extensão Bínqui, destaca a importância dessas iniciativas, afirmando que "Em um mundo onde a arte e a solidariedade desempenham papéis cada vez mais essenciais, iniciativas como essa evidenciam o poder transformador da cultura e da empatia na construção de um futuro mais humano e acolhedor. A justificativa para a importância desses projetos baseia-se na promoção da qualidade de vida e na prevenção de quadros depressivos e suicídios, contribuindo para uma sociedade mais saudável e inclusiva."

O que é a "Casa Itinerante"?

Este ano, o Bínqui lança o projeto "Casa Itinerante: Encontro de Contadores de Histórias", contemplado no EDITAL Nº 19/2023 – ARTES TOCANTINS 2023, na categoria Primeiro Fomento. O objetivo do projeto é levar apresentações a instituições que atendem idosos, pessoas com deficiência e crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de promover a leitura através de espetáculos de contação de histórias, o projeto busca criar espaços de troca, fomentando momentos de compartilhamento e experiências.

Cada apresentação do grupo tem duração aproximada de uma hora e começa com um momento de aquecimento e interação com o público. Os contadores de histórias então mergulham em narrativas e contos da literatura brasileira. Ao final, há um momento de compartilhamento de vivências, onde os participantes têm a oportunidade de expressar suas experiências e impressões sobre o espetáculo. Imperdível! 

O projeto conta com a participação de alunos do curso de Licenciatura em Teatro, egressos e alunos de outros cursos da UFT, coordenados pela professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renata Ferreira da Silva.

Programação:
  • Data: 15 de maio às 16 horas | Local: Parque Municipal da Pessoa Idosa;
  • Data: 05 de junho às 16 horas | Local: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas;
  • Data: 12 de junho às 16 horas | Local: Colégio Estadual São José;
  • Data: 25 de maio às 09 horas | Local: Sementinhas do Amor

Através do "Bínqui", a UFT reforça seu compromisso com a comunidade, levando cultura, entretenimento e, acima de tudo, uma mensagem de acolhimento e inclusão.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Teatro,Home
Fim do conteúdo da página