Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do curso de Teatro da UFT participam de projeto de formação educacional básica no Mato Grosso do Sul
Início do conteúdo da página
formação

Professores do curso de Teatro da UFT participam de projeto de formação educacional básica no Mato Grosso do Sul

Written by Ana Alice Damaceno | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 26 April 2024 10:37 | Last Updated: Monday, 29 April 2024 14:35

Os professores Renata Ferreira da Silva e Heitor Martins Oliveira, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, participaram da segunda etapa do projeto "Drama como método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas". 

O evento principal do projeto ocorreu no período de 15 a 22 de abril, no Estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, apoiada pela FUNDECT/MS, reúne docentes de três instituições federais: UFU, UFT e UFG, com o propósito de desenvolver novas abordagens educacionais por meio de uma formação artística contínua destinada aos professores da educação básica. 

A professora Renata destaca que "o Drama é uma abordagem de ensino teatral, originada na Inglaterra e difundida em diversos países, incluindo o Brasil nas últimas décadas. Neste projeto, estamos desenvolvendo essa abordagem para promover uma aprendizagem transdisciplinar, integrando áreas como artes e educação socioambiental", afirmou. 

O foco central reside na utilização da abordagem do drama, em conexão com os desafios socioambientais, visando enriquecer o ensino nas escolas públicas do estado do Mato Grosso do Sul. As ações ocorrem desde julho de 2023,  realizando oficinas online voltadas para educadores. Atualmente, o projeto está em sua segunda fase, promovendo oficinas híbridas, combinando formatos online e presencial, em escolas e cidades parceiras.

Para o professor Heitor Oliveira, o projeto auxilia o desenvolvimento escolar, e "a abordagem do Drama possui o potencial de gerar resultados positivos na pedagogia das artes cênicas e na construção de conhecimento em outras áreas, bem como nas experiências artísticas, relações interpessoais e vivências coletivas", concluiu.

Sobre o Projeto 

O projeto é coordenado por Flávia Janiaski Vale, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em colaboração com Mariene Hundertmarck Perobelli e Wellington Menegaz de Paula, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A iniciativa representa um importante passo na busca por métodos educacionais inovadores que possam enriquecer o aprendizado dos alunos, especialmente no contexto desafiador dos biomas e culturas brasileiras ameaçadas, além de fortalecer a formação contínua dos professores da rede pública de ensino.

Para saber mais acerca do projeto, suas ações são divulgadas pelo perfil na rede social Instagram: @dramabrasilidades

registrado em:
Fim do conteúdo da página