PPGCom tem professor premiado na 1ª edição do Prêmio Esmat de Jornalismo
O professor Marco Túlio Câmara, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom/UFT), foi premiado na 1ª edição do Prêmio Esmat de Jornalismo, ocorrido na última quinta-feira (11), no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Marco Túlio conquistou o primeiro lugar da categoria Webjornalismo, com a reportagem "'Se permitir é um ato de muita coragem'", publicada no G1 Tocantins, ainda no ano passado. "Eu defendo o Jornalismo. Esse de letra maiúscula, que indaga, inquieta-se e que é ferramenta de mudança social", pontua.
A reportagem especial foi publicada no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado anualmente em 28 de junho e traz relatos da estudante de jornalismo Safhira Delmondes. “A coragem dela me inspira”, comenta Marco Túlio. “Safhira é uma mulher trans linda, forte, competente, corajosa e sensível”, aponta.
A matéria também contém falas da pesquisadora Giulian Sales e do advogado Landri Neto. De modo geral, as reportagens eleitas pela comissão organizadora do prêmio abordaram assuntos sobre o Judiciário tocantinense e os serviços prestados à sociedade.
Na categoria Acadêmica, Marco Túlio recebeu uma medalha de prata pela orientação da reportagem da discente Nicole Adler, que tratou sobre desinformação. “Esta é uma reportagem crítica que tive o prazer de orientar, fruto de um debate em uma disciplina. Para mim, Jornalismo e Educação andam juntos”, afirma.
Redes Sociais