Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça-feira (12)
Você já parou para pensar no mundo por trás dos livros e da organização do conhecimento? Nesta terça-feira, 12 de março, comemora-se o dia daquele que se dedica à catalogação, classificação e disponibilização de uma ampla gama de materiais: o bibliotecário.
Além de promover o acesso democrático à informação, esse profissional está presente desde a educação básica e impacta positivamente o desenvolvimento educacional e cultural, fortalecendo laços comunitários e acadêmicos.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta com 12 bibliotecários que cuidam dos 70.482 títulos disponíveis distribuídos nas bibliotecas dos cinco câmpus da instituição.
Para Emanuele Pimentel, coordenadora do Sistema de Bibliotecas (Sisbib) da UFT, a paixão pela Biblioteconomia foi despertada ainda na adolescência, quando visitava a biblioteca pública de sua cidade. “Na época, não tínhamos a facilidade de acesso à internet que temos hoje, então, recorríamos às obras físicas e sempre havia um bibliotecário para me auxiliar na localização da informação que eu procurava”, lembra.
“Recentemente revisitei a biblioteca e me encheu de emoção, com as memórias pulsando forte! Pois aquele lugar impactou diretamente na minha vida, ou seja, em minha escolha profissional. Sou bibliotecária com muito orgulho!”, pontua Emanuele.
A atuação dos bibliotecários não se limita apenas às bibliotecas físicas, estendendo-se ao ambiente digital, onde gerenciam recursos eletrônicos e facilitam a consulta rápida e eficaz - um exemplo disso é o acervo digital da UFT.
Saiba como emitir a carteirinha da biblioteca.
Celebração
Para comemorar a data, servidores da UFT participarão de um evento unificado aberto a todos os bibliotecários do estado, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), das 08h às 13h. Os interessados podem realizar a inscrição aqui.
Confira a programação completa:
Redes Sociais