Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT inicia planos de trabalhos
A Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Tocantins (Proex/UFT) promoveu um encontro virtual com representantes da Rede de Cidadania e Direitos Humanos. Trata-se de acordo de cooperação junto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para a conexão entre diversas instituições que atuam em prol da promoção dos direitos humanos e da cidadania no Tocantins, com o objetivo de unir esforços de diversos núcleos, observatórios, grupos, movimentos, laboratórios e outras entidades que atuam nesse campo.
A reunião aconteceu por meio da plataforma Google Meet, com participação de membros comprometidos com ações voltadas para os mais diversos grupos sociais. De acordo com a professora socióloga Liza Aparecida Brasílio, que coordena o projeto no âmbito da UFT, entre os focos estão mulheres, indígenas, quilombolas, população LGBTQI+, juventude, pessoas idosas e outros, que são alcançados em atividades de empoderamento e fortalecimento de políticas públicas para uma participação autônoma na sociedade com justiça e igualdade social.
A pró-reitora de extensão, Maria Santana, destacou a importância da iniciativa em um contexto em que, muitas vezes, os municípios, principalmente os de menor porte, são negligenciados em ações voltadas para direitos humanos. Ela ressaltou a diversidade étnica/racial do Estado, com comunidades e sujeitos que carecem de mais atenção do poder público com programas e ações de combate à exclusão social e violação dos direitos humanos.
O evento contou com a participação de instituições parceiras que já são destaque no Estado do Tocantins em ações que envolvem a promoção dos Direitos Humanos e aceitaram receber a UFT na proposta de conexão em rede entre suas atividades. Entre eles estão: Associação Tocantinense de Municípios; Centro de Direitos Humanos; Coletivo de Mulheres de Porto Nacional; Defensoria Pública; Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres da Polícia Civil; Ministério Público; Movimento Estadual de Direitos Humanos; Polícia Militar; Secretaria da Mulher da Prefeitura de Palmas; Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça; Secretaria Estadual de Segurança Pública; entre outros.
O encaminhamento do encontro envolve acordo para a construção dos Planos de Trabalho em Rede que selam os compromissos mútuos entre os parceiros e prometem ampliar as trajetórias colaborativas em Rede na promoção dos direitos humanos e da cidadania para uma sociedade mais igualitária e respeitosa com a diversidade tocantinense.
Redes Sociais