Extensão nas mídias: Conheça o Reciclar para Incluir
O projeto de extensão “Reciclar para Incluir” tem como finalidade realizar ações de conscientização e informações sobre a separação de resíduos, como meio de sensibilização e conhecimento. Neste contexto, diante a possibilidade de realizar a inclusão social com o tema reciclagem e meio ambiente para pessoas com deficiência, as atividades propostas visam realizar a coleta de pilhas e baterias (PB), esponjas e materiais escolares usados no Câmpus Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gurupi e na escola Municipal Odair Lúcio.
A coordenadora da ação, Carla Jovania Gomes, explica sobre os materiais coletados: “Um resíduo sólido que merece atenção são as pilhas e baterias (PB), pois estas apresentam sérios riscos ambientais quando são descartados em lugares inadequados. Também existem os de difícil reciclagem, como a esponja de lavar louça, pois é produzida com uma mistura de componentes químicos sintéticos que demoram para se decompor no meio ambiente. Os materiais escolares, de forma geral, são confeccionados com matéria-prima renovável e plástico, que podem ser reciclados pós-consumo, ajudando a diminuir os impactos negativos no meio ambiente”.
As pilhas e baterias coletadas pelo projeto são destinadas ao comércio local, fortalecendo a imagem da UFT como instituição parceira do município. As esponjas e o material escolar são enviadas à empresa TerraCycle, especializada na destinação final, gerando pontos e, posteriormente, convertida em bônus financeiro para a Apae.
A ação teve início em agosto deste ano e vem realizando oficinas de trabalho como: Experimentos interativos de Química, Oficina de Produção de Creme Hidratante e Produção de Velas Artesanais com Materiais Recicláveis (a ser realizada em novembro/2023). Tais ações têm o objetivo de dar publicidade ao projeto, levando a temática da separação dos resíduos e incluir o público da Apae e da Escola Municipal em atividades que possam levar novos conhecimentos da academia para a comunidade.
O projeto, contemplado pelo edital Pibex EAD 2023, atinge internamente o público do Câmpus de Gurupi e alunos dos cursos EAD e cerca de 500 beneficiários externos. A equipe é composta pela bolsista Bárbara Muniz e demais integrantes colaboradores. Mais informações podem ser obtidas no Instagram.
Extensão nas Mídias
A Campanha "Extensão nas Mídia" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no ano de 2023, e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).
Redes Sociais