Opaje participa de evento internacional, nesta quinta-feira (26)
Com o tema "A comunidade frente à comercialização", o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje/UFT) participará, nesta quinta-feira (26), da Semana Internacional do Acesso Aberto, na Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta, que ocorre entre os dias 23 e 29 de outubro.
O tema deste ano fomenta uma conversa sobre os enfoques da ciência aberta que priorizam os melhores interesses do público e da comunidade acadêmica e aqueles que não o fazem. Para debaterem sobre isso, uma mesa-redonda será realizada, promovida pelo Opaje/UFT durante a International Open Access Week 2023.
Os palestrantes serão os professores da opaje: Gilson Porto Jr, José Lauro Martins e Fernando Quaresma. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da Opaje, às 15h30.
Sobre a Recomendação da Unesco sobre a Ciência Aberta
Adotada por seus 193 Estados-membros, a Recomendação da UNESCO sobre a Ciência Aberta destaca a necessidade de priorizar a comunidade para aumentar a comercialização, quando nos chamamos para prevenir a prática de atividades acadêmicas que fomentam a "extração não equitativa das vitórias" derivadas das atividades científicas financiadas com fundos públicos" e busca apoiar "modelos de publicação não comercial e modelos de publicação colaborativa sem gastos de processamento de artigos".
Se nos centramos nestas áreas, podemos alcançar a visão original esboçada quando se define pela primeira vez o acesso aberto: "uma velha tradição e uma nova tecnologia convergem para tornar possível um bem público sem precedentes".
Redes Sociais