Extensionistas apresentam seus resultados no XII Seminário de Extensão da UFT
Na última terça-feira (17), a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), realizou o XII Seminário de Extensão, no Câmpus de Palmas. O evento faz parte do X Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) da Universidade Federal do Tocantins.
O momento reuniu discentes e docentes dos diferentes câmpus da UFT para divulgar e compartilhar experiências entre os acadêmicos extensionistas e coordenadores com a comunidade acadêmica e com a sociedade, por meio da apresentação das ações de extensão realizadas nas comunidades e palestras formativas.
Luana Bogo é estudante de psicologia do câmpus de Miracema e desenvolve o projeto “Plantão Psicológico no contexto escolar”, criando um dispositivo de escuta e acolhimento dentro do ambiente escolar em uma escola estadual do município. Para a estudante foi gratificante participar do evento. “É uma forma de retribuir para a sociedade com tudo que aprendemos, dando a contrapartida, mostrando o que a gente tem feito e aprendido. Contribuindo para a construção dessa sociedade, retribuindo com o que recebemos e aproximando a comunidade e a universidade".
Luana comenta sobre os impactos da extensão na sua formação. “Quando eu vou para o campo, no contexto de extensão, além de fazer análises sobre a realidade, eu vou vivenciar o que é ser um profissional dentro daquele espaço, como são as relações de trabalho, quais as dificuldades desse trabalho. A extensão possibilita esse contato com o mundo externo, com o que vem além da universidade”.
Para o estudante de Ciências Biológicas de Porto Nacional, Gabriel Samora, a experiência foi positiva e integradora. “Falar sobre o projeto que está sendo desenvolvido é muito importante pois gera essa integração do conhecimento de diferentes áreas. Ainda mais no projeto que desenvolvo, 'Peixes vão à escola', nosso intuito é levar a diversidade que temos no nosso quintal, ou seja, nas bacias do rio Tocantins, para o conhecimento das escolas. E momentos como esse proporcionam trocas enriquecedoras”.
Redes Sociais