Extensão nas mídias: conheça o programa da UFT de doação de corpos e/ou órgãos
O “Programa de doação de corpos e/ou órgãos (PDC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT): difusão científica e contribuições para a formação da cidadania” foi criado para atender a população que deseja doar seu corpo após a morte para a ciência anatômica e para suprir a carência de corpos humanos para o processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana e ciências afins.
Criado em 2019, o programa tem o intuito de colaborar com o aprendizado científico e treinamento anatômico para os futuros profissionais da saúde, pelo estudo da anatomia no corpo e órgãos humanos.
A coordenadora, Gabriela Ortega, comenta sobre a importância da doação para o ensino-aprendizagem. “A doação é importante pois, além de ser uma forma de ressignificar a vida, o corpo humano é uma ferramenta valiosa e insubstituível para o conhecimento da constituição humana, das variações anatômicas e suas aplicações”, explica.
Fazem parte da equipe também o bolsista Pibex, Guilherme da Silva, e os demais integrantes, Larissa Akemi, Cassio Peres, Guilherme Lourenço, Tainá de Abreu e Michele Cezimbra.
A ação de extensão é realizada no município de Palmas e alcança cerca de 50 beneficiários internos e 100 externos. Além da captação de futuros doadores, o projeto já alcançou doações efetivadas de partes do corpo humano, retiradas cirurgicamente, e de ossadas.
No último mês (23/09), a coordenadora do programa participou do Debate CBN Tocantins, abordando sobre o processo de doação de órgãos para transplantes e para fins de ensino e pesquisa, você pode acessá-lo aqui. Para mais informações, acesse o instagram @doacaodecorpos.uft.
Extensão nas Mídias
A Campanha "Extensão nas Mídia" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no ano de 2023, e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).
Redes Sociais