Proex reúne com Ministério da Agricultura e Pecuária para discutir acordo de cooperação
Na última quinta-feira (31), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) esteve com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para tratar de assuntos relacionados à análise agropecuária, certificação e registros de diferentes produtos oriundos do ecossistema de inovação da UFT.
Além dos representantes do Mapa, participaram do encontro o reitor e rice-reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato e Marcelo Leineker; a pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem; membros da Agência de Inovação da UFT (InovaTO), e outros membros da Instituição.
Durante a reunião, foi discutida uma potencial parceria entre as duas instituições, visando o credenciamento de laboratórios e análises de qualidade, registro de cultivares de milho e feijão, produtos biológicos, adjuvantes para defensivos agrícolas, e outros serviços relacionados ao setor agrícola.
Para o coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológicas da UFT, Aurélio Vaz, esta reunião é considerada um marco para a agricultura no Tocantins. “A UFT tem uma forte tradição em extensão universitária, através do programa UFT sem muros, que busca levar conhecimento e tecnologia diretamente para a agricultura regional. A parceria entre a UFT e o MAPA promete oferecer aos produtores acesso a serviços de alta qualidade a preços mais competitivos. Além disso, ela também impulsiona a pesquisa e inovação no campo, essenciais para a sustentabilidade da agricultura”, explica.
Segundo Aurélio, “entre os principais benefícios dessa parceria estão o acesso a serviços de laboratório, análise de qualidade e cultivares adaptados às condições edafoclimáticas da região, o desenvolvimento de produtos biológicos, adjuvantes para defensivos agrícolas e suplementos para alimentação animal, desenvolvidos por pesquisadores e empresas do ecossistema de inovação da UFT”.
Dessa forma, a colaboração entre a UFT e o Mapa, além de demonstrar o compromisso da UFT com a agricultura familiar, ampliará o acesso dos produtores à informação e tecnologia, promovendo o desenvolvimento da pesquisa no campo, fundamental para a sustentabilidade da agricultura. Essa parceria também fortalece o setor agrícola, um pilar importante da economia no Tocantins”, finaliza Aurélio.
Redes Sociais