Professor de Porto Nacional recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese
O professor Dr. Marcelo Gonzalez Brasil Fagundes, do curso de História de Porto Nacional, recebeu menção honrosa no Prêmio de CAPES de Tese – edição 2023. O Prêmio tem por objetivo reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.
Na última segunda-feira, 14 de agosto, a CAPES divulgou o resultado preliminar do Edital no 2/2023. Com 1469 trabalhos, essa edição que teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso. Ao todo, 49 teses foram premiadas na primeira etapa, uma por área de conhecimento. Destas, três irão receber o Grande Prêmio CAPES de Tese em novembro. A comissão de avaliação pode ainda atribuir até duas menções honrosas por área de conhecimento, a serem concedidas em forma de certificados aos autores, orientadores, coorientadores e ao programa em que foi defendida a tese.
A tese intitulada Fragmentos de uma história Panhĩ: história e território Apinajé na longa duração, de autoria do Prof. Dr. Marcelo Fagundes, defendida em junho de 2022, no Programa de Pós-graduação em História, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, vinculada a linha de pesquisa de História Indígena, etno-história e Arqueologia e ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia – LEIA, sob a orientação do Professor Dr. Lucas de Melo Reis Bueno, recebeu a menção honrosa na área de História.
A tese abordou a história do povo indígena Apinajé a partir da análise de diferentes fontes históricas, considerando-a em uma perspectiva de longa duração. Inserida no campo de estudo da História Indígena, a pesquisa investigou a história territorial do povo Apinajé, observando sua formação, a luta pela consolidação e manutenção de seu território, a partir da noção da relação intrínseca entre história e território para os povos indígenas.
Redes Sociais