Quem deverá participar da creditação da extensão? Conheça nosso guia
Quando se fala da extensão creditada nos currículos dos cursos de graduação, muitas dúvidas surgem. Foi pensando nisso que a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) lançou a Campanha de Creditação da Extensão, juntamente com um guia com os principais questionamentos referentes à creditação na Universidade Federal do Tocantins.
Confira algumas respostas para essas dúvidas:
Quem deverá participar da creditação da extensão?
Todos os estudantes de graduação da Universidade Federal do Tocantins.
O que muda agora com a creditação da extensão?
A diferença está no protagonismo do estudante. Na extensão complementar, seu papel era mais de ouvinte. Na extensão curricularizada, o estudante deverá participar ativamente da ação de extensão junto à comunidade.
Quando começa a curricularização na UFT?
Após a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), contendo a inserção da creditação da extensão nos currículos, será disponibilizado a Ação Curricular de Extensão (ACE) para a matrícula.
Qual o procedimento para creditar a extensão nos currículos?
O mesmo realizado nas disciplinas constantes no currículo dos cursos de graduação.
O que acontece se o estudante reprovar nos componentes curriculares de extensão?
É necessário cursar novamente a Ação Curricular de Extensão. Para a conclusão do curso, o estudante deverá estar apto e constar com, no mínimo, 10% da carga horária total do curso destinada a ação curricular de extensão.
Por que é importante creditar da extensão para os estudantes?
Ao participar das ACEs', os estudantes ampliam seus conhecimentos e, ao dialogar com a comunidade externa, realizam conjuntamente intervenções que fortalecem a relação universidade/sociedade.
Para potencializar a Campanha de Creditação da Extensão, semanalmente, o Instagram da Proex e da UFT veiculam vídeos explicativos para simplificar a temática para os estudantes. Confira o quarto e o quinto episódio, respondendo as principais dúvidas dos estudantes.
Em caso de dúvidas, entre em contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Redes Sociais