Sexta edição do Prêmio Hilton Japiassú destaca pesquisadores
Professores Cícero da Silva, Glêndara Martins e Renato Sarmento foram os vencedores do edital lançado em 2020
Foram entregues nesta terça-feira (23), na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), os certificados aos vencedores da sexta edição do "Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa". O prêmio é referente ao edital nº 40/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propesq) que não havia sido finalizado até então devido à pandemia de Covid-19 e seus reflexos posteriores nas atividades acadêmicas.
Na categoria Pesquisador Sênior, para indicados com mais de cinco anos de conclusão do doutorado, foram premiados o professor Renato de Almeida Sarmento e a professora Glêndara Aparecida de Souza Martins.
Renato é engenheiro agrônomo, doutor em entomologia, e na UFT atua como professor associado vinculado aos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da rede Bionorte, em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA), e em Produção Vegetal (PPGPV), no Câmpus de Gurupi. Glêndara, por sua vez, é engenheira de alimentos e doutora em biodiversidade e biotecnologia, professora associada do curso de Engenharia de Alimentos e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), além de vice-diretora do Câmpus de Palmas.
E na categoria Jovem Pesquisador, para indicados que concluíram o curso de doutorado há menos de cinco anos, o vencedor foi o professor Cícero da Silva. Cícero é doutor em Letras, professor adjunto vinculado ao curso de Educação do Campo, em Tocantinópolis, e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, do Câmpus de Araguaína, que agora fazem parte da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Sobre o prêmio - O Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa leva esse nome em homenagem à memória do filósofo e emérito professor maranhense que passou a infância e parte da adolescência na cidade de Porto Nacional/TO. Hilton Japiassú (1934-2015), como docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, veio a se tornar um dos grandes nomes da área de epistemologia das Ciências Humanas no Brasil, sendo autor de diversos livros e tradutor em Língua Portuguesa de obras publicadas originalmente em francês, incluindo títulos de Paul Ricoeur, considerado por muitos um dos maiores pensadores do período após a Segunda Guerra Mundial.
Os escolhidos para receber o prêmio são indicados por seus pares e definidos de acordo com critérios estabelecidos pela Propesq. "Essa homenagem é uma distinção que visa estimular os pesquisadores da nossa Instituição e reconhecer os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da UFT que são tão importantes para o fortalecimento da Universidade, especialmente diante do cenário que observamos nos últimos anos em relação ao saber científico", ressalta o diretor de Pesquisa, Thiago Pereira.
Redes Sociais