II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins é realizado em parceria com o Nujor/UFT
O II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade, que acontece de 22 a 24 de maio, é uma realização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento conta, também, com o apoio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Centro Universitário Católico do Tocantins (UniCatólica).
O seminário tem como objetivo principal discutir a sustentabilidade da Bacia Tocantins-Araguaia. Ao unir forças, o Nujor e o Naturatins pretendem criar um espaço para compartilhar conhecimentos, promover discussões e incentivar ações concretas em prol da conservação ambiental. Para tanto, esta edição traz o tema “Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia no Estado do Tocantins”.
Durante o evento, que será realizado no auditório da UniCatólica, em Palmas-TO, serão abordados diversos temas relacionados à biodiversidade do Tocantins, como a degradação ambiental, biodiversidade e conservação, políticas públicas e comunicação no contexto socioambiental. Palestrantes renomados e especialistas de diferentes áreas estarão presentes, oferecendo uma visão abrangente e atualizada sobre a biodiversidade, especialmente a tocantinense.
Além das palestras, o Seminário contará com mesas-redondas, workshops e sessões de pôsteres, proporcionando oportunidades de interação e troca de conhecimentos entre os participantes. Estudantes, pesquisadores, profissionais da área ambiental, jornalistas e o público em geral estão convidados a participar e contribuir para o enriquecimento desse importante evento.
Para a coordenadora geral do Nujor, professora Marluce Zacariotti, o II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins tem o potencial de inspirar ações concretas em prol da conservação da natureza e incentivar a pesquisa científica como ferramenta fundamental para a compreensão e proteção da biodiversidade. “É uma oportunidade única de aprendizado, networking e colaboração, fortalecendo a relação entre academia, imprensa e órgãos governamentais responsáveis pela preservação do meio ambiente”, concluiu.
Confira a programação
22/05 (segunda-feira)
19h – Apresentação musical com Lucas Mennezes
19h15 – Abertura oficial
19h30 - Palestra de abertura: Dr. Fernando Pelicice - UFT
20h10min – Coquetel
23/05 (terça-feira)
08h - Mesa 1 - BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO
Palestrantes: MSc. Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves - Naturatins; MSc. Eduardo Ribeiro - Unitins; Dr. Renato Torres - UFT
Moderação: Dr. Tiago Krolow - UFT
09h30 às 10h30 – Exposição oral de resumos
10h30 - Mesa 2 - DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Palestrantes: Dr. Túlio Dornas - UFT; Dra. Vanessa Oliveira - UFT; Fernando Morais - UFT.
Moderação: Dra. Polliana Gomes Lopes - Naturatins
14h - Mesa 3 - POLÍTICAS PÚBLICAS
Palestrantes: Eng. Agr. Letícia Vieira Oliveira Freitas - Naturatins; MsC. Rodrigo Sabino - SEPLAN-TO; Dr. Francisco José Pinheiro Brandes Junior- CAOMA/MPE -TO
Moderação: Dra. Etiene Fabbrin Pires - UFT
15h30 às 16h30 – Exposição oral de resumos
16h30 às 18h - Sessão de Painéis
24/05 (quarta-feira)
08h - Mesa 4 - COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL
Palestrantes: Dra. Tainá de Abreu - UFT; Dr. Rogério Fonseca - UFAM; Juliana Mori - InfoAmazonia
Moderação: Dra. Lucia Helena Mendes Pereira - UFT
9h30 – 10h30 - Palestra de Encerramento
Palestrante: Dra. Flávia Miranda - Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
10h30 - Encerramento – PLENÁRIA
Redes Sociais