Reitor da UFT participa da Reunião de Reitores da Amazônia
Entre os dias 26 e 27 de abril, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, esteve presente na Reunião de Reitores da Amazônia. O evento reuniu reitores das universidades federais da região Norte, filiadas à Andifes, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, para discutir sobre o presente e o futuro do ensino, pesquisa e extensão nas instituições federais.
O tema do encontro deste ano foi “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”, e trouxe debates sobre graduação, pós-graduação, pesquisa, cenário orçamentário e desenvolvimento regional.
''Tivemos uma discussão interessante sobre as políticas de assistência estudantil, considerando o perfil socioeconômico dos estudantes que estão nas universidades da região da Amazônia Legal. Um dos pontos dessa discussão foi a ampliação do leque da política de assistência para que abrace também os estudantes da pós-graduação'', pontua o reitor Bovolato.
Ao final da reunião, as autoridades presentes materializaram suas reivindicações na forma de um documento: a Carta de Boa Vista. O reitor da UFT explica que esse documento é uma formalização das propostas de melhorias que surgiram a partir dos debates ocorridos durante os dois dias. ''Essa carta é disponibilizada a toda comunidade acadêmica e encaminhada como um documento formal de reivindicações e anseios das universidades da região Norte'', conclui.
Saiba mais:
Redes Sociais