UFT prestigia lançamento de programa de qualificação de empresas do Tocantins para exportação
Na manhã desta quarta-feira (13), o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, acompanhado dos professores do curso de Relações Internacionais, Ítalo Beltrão Sposito e Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, estiveram presentes no lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
O Programa visa qualificar 100 empresas regionais, de todos os portes, para viabilizar a comercialização de produtos e serviços em outros países. O PEIEX é direcionado à organizações dos setores de moda, higiene pessoal, cosméticos e agronegócios.
"O projeto é muito importante para o desenvolvimento local porque atende predominantemente micro e pequenas empresas e pode auxiliar na diversificação da pauta de exportações do estado e diminuir nossa dependência de produtos primários e de baixo valor agregado", explica o professor Ítalo Beltrão Sposito.
O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), em Palmas. Na oportunidade, também foi apresentado o estudo intitulado “Oportunidades de Exportação e Acesso a Mercado para as empresas do Estado do TO”, produzido pela área de Inteligência da ApexBrasil com a finalidade de mostrar as possibilidades de comércio internacional para a região.
Sobre o PEIEX
O Programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), e a UFT, representada pelos professores ítalo Beltrão Sposito e Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, que também integram a equipe responsável pela condução e execução do projeto, além da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Correios, Sebrae, entre outras instituições parceiras.
O Núcleo terá sua sede situada em Palmas e contará com polos distribuídos em Araguaína e Gurupi.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
(Com informações do Portal de Notícias da Fapto)
Redes Sociais