Capes abre editais para os programas Pibid e Residência Pedagógica
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com editais abertos para o Programa de Residência Pedagógica e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O valor das bolsas oferecidas pelos dois programas variam entre R$ 400,00 e R$ 1.500,00 - de acordo com cada uma das modalidades oferecidas.
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Capes voltado para fomentar projetos institucionais de residência pedagógica, implementados por instituições de ensino superior. E tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica e dos cursos de licenciatura. Para este programa serão concedidas bolsas nas seguintes modalidades: Residente, Coordenador Institucional, Docente Orientador e Preceptor.
Já o Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo proporcionar aos alunos na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o Pibid, serão oferecidas bolsas na modalidade Iniciação à docência, Professor supervisor, Coordenador de área e Coordenação institucional.
Podem participar dos editais, instituições de ensino superior, públicas ou privadas, que atendam aos requisitos dos editais de seleção. Os editais na íntegra, contendo informações sobre requisitos para a participação nos programas, podem ser acessados na aba Editais Capes, no gov.br.
Redes Sociais