Trabalho de professor da UFT é premiado em congresso nacional
O resumo estendido “As Queimadas como fator de Impacto sobre as Cavernas no Carste de Aurora do Tocantins”, de autoria do professor do curso de Geografia da UFT, Fernando de Morais e Heloísa Rodrigues Nascimento, discente do Doutorado em Ciências do Ambiente (PPGCiamb), recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no 36° Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), realizado entre os dias 20 e 23 de abril deste ano, em Brasília.
“A premiação reconhece mais de uma década de trabalho nessas cavernas do Tocantins”, afirma Fernando. Ele ainda acrescenta que a pesquisa desempenha um papel significativo nos trabalhos realizados na região, enfatiza sobre a importância da conservação de cavernas e alerta sobre os reflexos de secas e queimadas na fauna local: “O trabalho chama a atenção para estudos mais aprofundados para entender melhor a dinâmica ambiental dessa região”, explica.
O trabalho é fruto de uma série de pesquisas desenvolvidas no Tocantins desde 2008, quando Fernando integrou o quadro de docentes da UFT. Segundo o professor, o resumo é inovador, haja vista que esta é a primeira edição em que o fogo é considerado um elemento de degradação de áreas cársticas - ambientes caracterizados pela presença de relevos geológicos, como as cavernas.
Redes Sociais