Empresa Júnior do curso de Engenharia de Alimentos da UFT está entre as 50 maiores empresas de alimentos de Palmas
A Cajú - Consultoria Alimentar Júnior, empresa ligada ao curso Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está entre as 50 maiores empresas de alimentos de Palmas, de acordo com uma pesquisa feita e divulgada pela plataforma Econodata. Segundo a plataforma, que é referência na organização e detalhamento de dados sobre mais de 20 milhões de empresas ativas, a Cajú é a 50ª maior empresa de alimentos da capital tocantinense.
Fundada em 2017, a Cajú é uma empresa sem fins lucrativos formada e gerida pelos estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Hoje, a empresa conta com 28 membros e presta serviços de consultoria, além de realizar projetos no setor alimentício. Entre os serviços oferecidos pela Cajú, estão a elaboração de rótulos e tabelas nutricionais, determinação de prazo de validade e adequação de estabelecimentos e produtos à legislação.
A professora do curso de Engenharia de Alimentos, Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, que é orientadora da Cajú, destaca que a empresa júnior é um elemento fundamental para que os alunos do curso desenvolvam as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho: “A universidade por si só não vai proporcionar toda a base necessária para formar um profissional preparado para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o aluno que atua em uma empresa júnior desenvolve habilidades que as empresas valorizam, como espírito empreendedor, liderança, proatividade e capacidade de trabalhar em equipe”.
Claudia Cristina também ressalta que o fato da Cajú integrar a lista das 50 maiores empresas de Palmas, além de trazer visibilidade para a UFT, também demonstra a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa:: “A posição de destaque da Cajú é um importante reconhecimento pelos serviços prestados, bem como também traz grande visibilidade para o curso de Engenharia de Alimentos e para a própria UFT”.
Para a atual presidente da Cajú, Letycia Vasconcelos Sousa, que está no 6° período do curso, o fato da empresa aparecer no ranking da Econodata, é resultado do esforço, persistência e trabalho em equipe. Ela também ressalta a importância dessa classificação para o curso de Engenharia de Alimentos: “Esse crescimento da Cajú traz inúmeros benefícios ao curso, como uma maior visibilidade e a oportunidade de apresentar para os alunos o mercado de trabalho e a vivência empresarial ainda na graduação”.
Segundo Letycia, a expectativa dos integrantes da Cajú a partir dessa colocação no ranking, é de que a empresa continue crescendo e atendendo com qualidade seus clientes: “Hoje, estamos entre as 50 maiores empresas de alimentos de Palmas, por conta do nosso trabalho, e esperamos que esse mesmo trabalho nos leve a ter reconhecimento não só em Palmas, mas em todo o Tocantins, no atendimento desde o microempreendedor individual até empresas de maior porte”.
Os dados sobre as maiores empresas de alimentos de Palmas estão disponíveis no site da plataforma Econodata.
Redes Sociais