UFT é uma das instituições participantes do PCA 2022
Entre os dias 5 e 7 de maio de 2022, ocorre o Colóquio Interinstitucional Performance como Área (PCA 2022), evento interinstitucional, organizado por professores de instituições públicas de ensino, que tem como objetivo fortalecer e desenvolver a performance como área de conhecimento independente. O evento será online e destinado ao encontro de pesquisadoras e artistas de Estudos da Performance e da Arte da Performance que atuam em universidades brasileiras. Segundo os organizadores, o encontro pretende qualificar a produção acadêmica e artística em Performance, entendendo-a como área específica de conhecimento.
O evento foca em duas reflexões: uma sobre o passado, outra sobre o futuro. Na primeira reflexão, a proposta é reunir artistas e acadêmicas com reconhecida trajetória, que acompanharam as relações entre os Estudos e a Arte da Performance com a universidade brasileira nos últimos trinta anos. Já na segunda, a proposta é estabelecer um fórum aberto de discussão que pense as condições de trabalho e de produção artística que se gostaria de construir coletivamente até 2030. Além disso, haverá uma Mostra On-Line de arte da performance, para a qual estão abertas as submissões.
A professora Thaíse Nardim, que é coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e uma das organizadoras do evento, destaca que “a promoção interinstitucional do Colóquio, que reúne, além da UFT, as universidades UNILA, UFU, UEA, UFRB e UFAC, mostra a expansão da performance no espaço universitário nacional”.
As inscrições para o Colóquio são gratuitas. Para realizar as inscrições e obter mais detalhes sobre a programação do evento, assim como o edital contendo as informações necessárias para a submissão de trabalhos para a Mostra, basta clicar aqui.
Redes Sociais