Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está em implantação na UFT
Com o objetivo de otimizar as rotinas administrativas e de tramitação de processos, além de garantir atendimento a demandas da Lei de Acesso à Informação e do Governo Digital, já está em pleno processo de implantação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A Diretoria de Gestão Documental (Diged) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) já estão promovendo cursos de capacitação para uso da nova plataforma.
De acordo com o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, o SEI "é um avanço extremamente significativo para a UFT, do ponto de vista administrativo. É uma ferramenta que possibilita a eliminação de documentos em forma física (papel), migrando-os para o formato digital. Trará segurança, agilidade, padronização e confiabilidade na tramitação de processos não só internos, mas também na comunicação com outros órgãos federais que já utilizam largamente o sistema", destacou. Bovolato ressalta que o SEI também será importante para o trabalho remoto / home office - que já está em processo interno de regulamentação - porque vai facilitar muito para aqueles servidores que se enquadrarem nesta modalidade de trabalho e tiverem a possibilidade de usar a ferramenta. "O SEI trará ganhos em eficiência e modernização e também na vertente ambiental, com a eliminação do papel. Acredito que isso acompanha o esforço da gestão em se modernizar e gerará bons frutos para a instituição", complementou.
O superintendente de Tecnologia da Informação, professor Ary Henrique Morais de Oliveira, frisa que a ação conjunta Diged e STI conta com a parceria do Câmpus de Palmas e tem como padrinho o vice-reitor Marcelo Leineker. "Diged e STI reuniram-se com representantes da Universidade Federal de Uberlândia e do Instituto Federal do Tocantins para entender como seria o processo de implantação, que deverá ocorrer de maneira natural, a partir de uma data de 'virada de chave' - uma data específica a partir da qual não se produzirão mais processos físicos (em papel) na Universidade", contou. Segundo ele, o Sei! garante atendimento às leis de Acesso à Informação e a do Governo Digital, trazendo transparência para os processos na UFT. "O Sei! é um sistema eletrônico de informação que nos possibilitará o atendimento dessas leis"; todos os documentos que tramitarem na UFT estarão passíveis de acompanhamento, além de permitir a transformação digital de serviços que antes formas presenciais e físicas para as modalidades remota e digital.
Implantação iniciada em 2020
Tanto o reitor Bovolato quanto o superintendente Oliveira destacaram a relevância do trabalho e esforço para implantação do Sei!, iniciado pela professora Juliana Ricarte Ferraro, então titular da Diretoria de Gestao Documental (Diged), falecida em outubro de 2021. O processo de implantação foi iniciado em novembro de 2020, quando foi assinado o acordo técnico e a cessão do uso do SEI - gerenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4) e Ministério da Economia. Após um período de ajustes técnicos, a implantação efetiva foi iniciada.
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) tem cursos gratuitos para quem quer aprender a usar a plataforma. São cursos de 20 horas / aula, com certificação. Confira no site da Escola Virtual.
Entenda mais
O que é o SEI - O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.
Trata-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte analógico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
Vantagens do SEI
Benefícios do SEI
Fonte: Ministério da Economia |
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