Profissionais do HDT-UFT, da Atenção Básica e Assistência Social de Araguaína, debatem cuidado integral de paciente
Com objetivo de articular estratégias da Rede de Atenção à Saúde sobre o cuidado, tratamento e definição da condução de casos de pacientes com demandas específicas, ocorreu na manhã da última quarta-feira (17), reunião na Unidade Básica de Saúde (UBS) Araguaína Sul, com equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), da UBS e de representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Na ocasião, os presentes debateram sobre o fortalecimento do cuidado relacionado à desospitalização de usuários com necessidade de atenção domiciliar, para evitar retorno breve ao hospital e ser novamente tratado em regime de internação. A discussão do caso específico se tratou de uma usuária do SUS que possui uma enfermidade na qual precisa de todo um acompanhamento multiprofissional, e é assistida em todas instâncias de saúde representadas na reunião.
De acordo com a assistente social do HDT-UFT, Kátia Menezes e Silva, na concepção do serviço social, conversar com a rede básica, estrutura um conjunto de ações e serviços articulados no fortalecimento da integração do SUS e continuidade dos serviços, no suporte e cuidado às pessoas com dependência total de terceiros e da rede socioassistencial e de saúde, pós desospitalização.
Para Josué Moura Telles, médico da UBS Araguaína Sul, acompanhar o processo de desospitalização de um paciente significa uma ação multiprofissional, reconhecendo as necessidades e demandas tanto do usuário como de seus familiares, proporcionando facilitação de entraves burocráticos e acesso aos serviços. “Ficamos bastante satisfeitos com os encaminhamentos fruto desse encontro”, concluiu.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais