UFT capacita comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, capacitou, entre os dias 08 e 13 de novembro, as mulheres integrantes da “Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso”.
O curso intitulado “Empreendedorismo, Governança, Associativismo e Cooperativismo”, foi realizado entre os dias 8 a 10 de novembro. Ministrado pelo professor Kleber Abreu Sousa, a atividade integrou a programação da capacitação.
"O maior propósito do curso foi despertar as mulheres quilombolas para a iniciativa empreendedora e, além disso, mapear os produtos e/ou serviços com potencial econômico que possam servir como meio de subsistência para a comunidade", diz Kleber.
Já nos dias 11, 12 e 13 de novembro, uma oficina de valorização da mulher, com toda comunidade. A oficina, comandada pela professora Solange Nascimento, também fez parte da capacitação e teve como objetivo tratar do empoderamento, autoconhecimento, autoestima e as consequências do racismo e machismo na vida da mulher negra.
“[...] As participantes puderam, efetivamente, falar a respeito de si, rememorar a sua historicidade, principalmente a sua ancestralidade, como elemento de fortalecimento frente a todas as dificuldades encontradas durante a sua trajetória de vida”, conta Solange.
Confira abaixo imagens da atividade.
Redes Sociais