Com música e descontração, profissionais do HDT-UFT lembram a importância da prevenção ao câncer de mama
A Comissão de Humanização e a Unidade do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST), do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram uma visita descontraída nos departamentos da unidade de saúde nesta quinta-feira (28) para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
Foram distribuídos materiais educativos, explicando sobre o câncer de mama relacionado ao trabalho, e ao final houve o registro de uma foto na fachada do hospital com os profissionais que se vestiram de rosa para manifestar o apoio simbólico à campanha. O folder, produzido pela Prefeitura de Araguaína pode ser acessado aqui.
De acordo com a enfermeira do trabalho, Didiane Fortaleza, o outubro rosa é um marco representativo desde 1990 para a prevenção da saúde mulher. “O pitstop de hoje veio fortalecer a importância da realização do rastreio precoce do câncer de mama e de útero. Doenças que matam milhares de mulheres no mundo. O hospital HDT-UFT abraça essa causa e contribui com a promoção a saúde a todas as mulheres”.
A enfermeira lembra ainda que o empregado tem direito a 3 dias no ano ou 6 meios períodos no ano para fazer os exames preventivos. “Conforme Art. 473 da CLT: o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: XII - até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada. (Inclusão dada pela Lei 13.767/2018)”.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais