Sucesso da primeira edição dos Seminários de Jornalismo consolida evento no calendário da instituição
A primeira edição dos Seminários de Jornalismo, evento idealizado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor), do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atingiu os objetivos esperados. Além de possibilitar aos estudantes o contato com profissionais e pesquisadores para o debate de assuntos pertinentes à área de Jornalismo, ainda auxiliou no fortalecimento de parcerias com outras instituições de ensino no Brasil.
A programação foi desenvolvida entre os meses de março e abril deste ano. Dentre os palestrantes convidados, estiveram presentes: o repórter da TV Globo, Marcelo Canellas; o jornalista e professor da Cásper Líbero, Rodrigo Ratier; Carlos Zanotti da PUC-Campinas; Paulo Paniago da UNB; e o docente da Uniter, Guilherme Carvalho. Os docentes do curso de Jornalismo da UFT e do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (Unirg) mediaram a programação.
“Sem dúvida, o evento atingiu os seus objetivos e conseguiu se consolidar no calendário de atividades desenvolvidas pelo curso de Jornalismo da UFT. Não à toa, já estamos, agora, trabalhando no desenvolvimento da segunda edição, que terá ainda, minicursos para os estudantes”, destacou Marluce Zacariotti, professora e coordenadora do Nujor.
Ainda é possível assistir às palestras que foram gravadas e disponibilizadas no canal Jornalismo UFT no youtube. Confira a playlist com as cinco palestras:
A segunda edição
A segunda edição dos Seminários de Jornalismo começa no dia 2 de junho. O evento será todo virtual e transmitido pelo Youtube do curso. A primeira live transmitida será a palestra do professor e pesquisador, André Lemos (UFBA), que também estará lançando, na ocasião, o seu livro intitulado “A tecnologia é um vírus”.
A programação contará, ainda, com palestras dos professores e pesquisadores Ricardo Whiteman Muniz (Unicamp), Wilson Bueno (USP) e Samuel Lima (UFSC). As palestras serão realizadas nos dias 7 de junho, 21 de junho e 7 de julho, respectivamente. Os temas das palestras vão de ética no jornalismo à Jornalismo Científico.
No dia 16 de junho, será realizado um debate entre Kardé Mourão, presidenta da Comissão Nacional de Ética, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), e Alessandra Bacelar, representante do Sindjor, como debatedora.
Dentre os minicursos, ofertados, com datas a confirmar, estão: de Internet das coisas, com Marcelo Barcelos; de Assessoria em mídias digitais, com Rose Vidal; de Métodos de pesquisa em comunicacão e jornalismo, com Jorge Arlan; e, por fim, de Metodologia da pesquisa, com Mary Stella Muller.
Para participar, inscreva-se em https://www.even3.com.br/semijor2021/ .
Redes Sociais