Curso de Teatro apresenta resultado da montagem teatral: “Plataforma: Achados e Perdidos”
Entre os dias 12 a 19 de abril, o curso de Licenciatura em Teatro da UFT, no Câmpus Palmas, exibirá a “Plataforma: Achados e Perdidos”, uma montagem desenvolvida ao longo do período letivo.
A montagem teatral é um projeto realizado junto com os concluintes do curso desde a sua primeira turma e, nos últimos dois períodos, o projeto foi realizado de maneira atípica em virtude do ensino remoto.
A montagem é parte teatro filmado, parte audiovisual e parte exploração de práticas possíveis para as artes da presença em meio à pandemia. O projeto teve 3 etapas de desenvolvimento: 1°: Criação do roteiro; 2°: Gravações individuais de cenas e 3°: Edição das cenas em todo contínuo.
Para o diretor do projeto, professor Heitor Oliveira, a tecnologia foi fundamental para que a montagem fosse concluída: “O processo criativo avançou de maneira remota até onde foi possível e a parte presencial coletiva, que não foi possível realizar, foi substituída pelo uso das tecnologias de edição e mixagem audiovisual"
O estudante Jeferson de Nazaré acrescenta: “Realmente nunca havia imaginado que a montagem da minha turma seria ensaiada e apresentada de forma remota. No entanto, estou feliz em estar aqui e mais feliz ainda por estar participando de algo novo, que tem tanto significado para mim pessoalmente e como artista.”
As cerimônias contarão com a presença de professores e egressos para relembrar as peças criadas entre os anos de 2013 a 2020 e debater a importância do projeto no processo de formação dos estudantes de Teatro da UFT.
Os encontros acontecerão no canal do curso de Teatro no Youtube, às 19h30.
Um grupo de desconhecidos é conduzido, pelos algoritmos, à Plataforma, nova realidade virtual onde é possível vivenciar e realizar todo e qualquer tipo de experiência, transação e relacionamento. E tudo é monetizado! Mas os ganhos não compensam as perdas. E as perdas de uns não afetam as rotinas dos outros. Até quando as pessoas vão suportar?
Ficha Técnica
Direção: Heitor Oliveira
Cenografia: Fernanda Rodrigues
Apoio técnico: Gustavo Henrique.
Elenco de estudantes: Agnes Carreiro, Diogenes Feques, Jeferson de Nazaré,
José Augusto Santana, Luan Crispim, Rosa Feitosa, Mayara Tais e Rayanne Araújo.
Participantes do projeto de extensão "Oficina de Criatividade Sonora": Cleyton Silva (piano), Hugo Samambaia (bandolim) e Iago Rocha (guitarra).
Redes Sociais