Seminários de Jornalismo têm início nesta segunda (29); programação conta com nomes de relevância nacional
Encontros ocorrem de forma virtual, ao vivo, no canal Jornalismo UFT no youtube. Nesta segunda-feira (29), mesa-redonda sobre jornalismo regional abre a programação, que possui eventos até o dia 14 de abril
Proposta de discussão constante de temas pertinentes ao jornalismo, comunicação e suas interfaces na sociedade, o projeto Seminários de Jornalismo se inicia nesta segunda-feira (29) , às 19 horas, com a mesa-redonda Experiências em Jornalismo Especializado Regional, que traz a perspectiva da produção jornalística local nas áreas de política, esporte, cultura e economia. A iniciativa é uma realização do curso de Jornalismo e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT), e aborda diferentes temáticas em cada um dos eventos que ocorrem até dia 14 de abril.
Na mesa-redonda de hoje participam do debate os jornalistas Reinaldo Cisterna, Aline Sêne e Seleucia Fontes. A mediação é por conta do professora substituta do curso de jornalismo Ingrid Assis, e a abertura do prof. Antônio Pedroso, especialista em sociologia da economia, da imprensa e da cultura, com a palestra Jornalismo de Economia e Conflitos Distributivos.
A coordenadora do curso de jornalismo, Valquíria Guimarães, explica que os Seminários foram pensados, sobretudo, para a valorização do jornalismo. "Em tempos tão complexos como o que estamos vivendo, nunca foi tão importante dedicar um momento especial para valorizar nossa profissão e mostrar a importância do jornalismo para a sociedade", avalia.
Marluce Zacariotti, coordenadora do Nujor/UFT e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ), acrescenta que o jornalismo é dinâmico e exige uma constante atualização, além da necessidade de se refletir sobre a profissão e o papel do jornalista no dias atuais, buscando diálogo com o mercado e com pesquisadores. "A ideia é ter um espaço para reflexões, que ampliem as discussões das mais diferentes disciplinas do curso de jornalismo, com foco na qualidade do ensino, no aperfeiçoamento, na valorização profissional e na defesa do jornalismo como pilar essencial da sociedade democrática", finaliza.
O projeto de Seminários conta ainda com a parceria do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (Unirg) e da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ).
Programação diversa e com nomes relevantes do mercado
O evento desta segunda-feira (29) é somente o primeiro de cinco que irão ocorrer entre hoje e as próximas semanas. Os encontros virtuais ocorrem ainda nos dias 5, 12 (duas sessões) e 14 de abril. No dia 5, uma palestra com o jornalista e professor da Cásper Líbero (SP) Rodrigo Ratier propõe um debate sobre as fake news e a ética na informação. Já no dia 12, serão dois encontros em turnos diferentes: pela manhã, o repórter premiado Marcelo Canellas (TV Globo) irá conversar sobre os dasafios de se fazer telejornalismo nos dias atuais; e no turno da noite, Carlos Zanotti (PUC-Campinas) e Paulo Paniago (UNB) irão discorrer sobre os caminhos para o jornalismo especializado e sua interface com o digital.
Encerrando este ciclo de eventos, no dia 14 de abril, o professor Guilherme Carvalho (Uninter) irá abordar a ética como um caminho na formação e atuação do profissional jornalista. Além de coordenar o curso de jornalismo da Uninter, Carvalho também ocupa o cargo de diretor científico da ABEJ.
No Catálogo do Evento é possível conferir o currículo de cada palestrante, além da programação completa.
Serviço
Seminários de Jornalismo
Dias 29/03, 05/04, 12/04 e 14/04
Site do evento / Inscrições: https://www.even3.com.br/seminariosjor2021/
Dia 29/03 - 19 horas
Experiências em Jornalismo Regional
Transmissão ao vivo no canal Jornalismo UFT
Redes Sociais