Coordenador do Sisbib (UFT) é homenageado como bibliotecário do ano no TO
Nesta sexta-feira (12), comemora-se o Dia do Bibliotecário. A data, instituída pelo Decreto Federal 84.631/80, é uma alusão ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, formado em Engenharia, mas que dedicou parte de sua vida profissional à biblioteconomia após um encontro com Melvil Dewey, criador do sistema de classificação decimal. Manuel Bastos Tigre foi um profissional versátil atuando também como jornalista, poeta, compositor e publicitário.
Nas bibliotecas da UFT e UFNT há, hoje, 19 bibliotecários que fazem a intermediação entre os usuários e um acervo de mais de 177 mil livros, além de produtos em outros formatos. Em alusão à data, na noite desta quinta-feira (11), o Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região (que abrange o Tocantins), promoveu entre os destaques de 2020 na área - o coordenador do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib), Edson de Sousa Oliveira. O encontro virtual (que pode ser conferido aqui) destacou também profissionais dos estados do Pará e do Amapá, em votação realizada ainda em 2020 e divulgada na noite deste dia 11.
O coordenador Oliveira disse que há um projeto sendo desenvolvido pelo Sisbib em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, para apresentar um projeto de reestrutura do sistema de acesso á informação e ao conhecimento na UFT. "Por meio da implantação do Sistema de Informação Pergamum como uma ferramenta de gestão da informação, para disponibilizar acervo físico, digital e virtual e implantação de livros eletrônicos (e-books), aquisição da Target GedWeb de normas técnicas nacionais e internacionais, atualização do parque tecnológico do Sistema de Bibliotecas e a apresentação do programa de capacitação continuada dos usuários das bibliotecas da Universidade, entre outras ações que estão planejadas no novo PDI 2021-2025 em fase de conclusão”, disse.
Graduação via UFT
Na UFT, por meio de parceria firmada com a Universidade Federal do Pará, já é possível fazer o curso de Biblioteconomia, que habilita profissionais a trabalharem neste ramo do conhecimento. É preciso fazer a graduação e registrar-se no Conselho da classe. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferta o curso, na modalidade EaD, na UFT. Informações podem ser obtidas na página da seleção.
Redes Sociais